Brand center: uma ferramenta que mudará sua marca

Você já ouviu falar sobre brand center? Literalmente, trata-se de uma central que ajuda a resolver problemas e dificuldades relacionadas à gestão da marca. Entre esses problemas, podemos destacar a dificuldade de padronizar a identidade visual.

Imagine grandes redes e franquias utilizando versões distintas de logotipos e padrão de cores? Isso é mais comum do que se imagina, e tem impactos muito negativos para a marca.

Combater a despadronização da identidade visual é um dos maiores esforços da marca, portanto, e o brand center é excelente para isso.

O que é brand center?

Brand center significa, literalmente, central da marca. A função do brand center é reunir todos os materiais da marca e torná-los acessíveis a todos os interessados. Esse recurso é utilizado por setores de marketing para congregar os arquivos essenciais de identidade visual.

Um bom brand center é arquivado e disponibilizado online, já que armazenar arquivos em um servidor local representa sérios riscos de perda de arquivos. Ao ser colocado online, os materiais podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, caso haja necessidade.

Como o brand center impacta as marcas?

As marcas são diretamente impactadas através da implantação de um brand center, pois consegue garantir que os mais importantes ativos de marketing sejam distribuídos para a rede ou para colaboradores.

Além disso, essas centrais de marca mais avançadas contam com confirmação de visualização, o que permite uma gestão mais eficiente.

Enquanto ferramentas tradicionais de gerenciamento de arquivos, como Google Drive e One Drive, permitem apenas o upload e download de peças, o brand center vai além, pois dá à gestão da marca formas de monitorar quem acessou ou não os materiais.

Além disso, podemos destacar as seguintes vantagens:

Facilita a distribuição de ativos de marketing

Um desafio bem presente para o marketing é garantir a disponibilidade dos ativos de marketing para todas as pessoas interessadas e quem devem ter acesso a arquivos da empresa.

Frequentemente, existem relatos de pessoas em cargos de gestão de marketing que não conseguem garantir essa disponibilidade. Isso se agrava em casos onde os profissionais trabalham remotamente ou os arquivos necessitam ser enviados para outras unidades de redes e franquias.

Ora, o brand center consegue resolver esse problema, pois disponibiliza, através de espaços 100% online, a possibilidade da realização de acessar e baixar os materiais.

Padroniza a identidade visual

Contar com uma identidade visual padronizada é essencial para garantir uma lembrança de marca efetiva. Não há coisa pior, sob o ponto de vista do marketing, que ter diferentes unidades utilizando versões distintas da identidade visual.

Padronizar isso é um primeiro passo dentro da gestão mais eficiente de marketing. A central da marca ajuda nessa missão, pois permite distribuir os ativos com facilidade, dando a todos os interessados o acesso necessário para utilizar os materiais corretos em suas comunicações.

Organiza os arquivos

No marketing sobra criatividade, mas é bem comum faltar organização. Através de um brand center, esses setores conseguem promover uma organização mais eficiente dos arquivos relevantes para a comunicação, inclusive controlando quem pode ou não acessar determinados materiais.

Quantas vezes setores inteiros de marketing não são paralisados para encontrar determinado arquivo que foi salvo em lugar errado, não é? O brand center evita que isso ocorra, pois todo o processo de organização é padronizado e facilitado.

Com isso, haverá mais tranquilidade no setor, evitando estresse com organização e fazendo sobrar um tempo maior para dar asas à criatividade.

Ajuda a promover atualizações para a rede

Esporadicamente, todas as empresas acabam passando por um rebranding, ou seja, uma mudança na marca e em sua identidade visual. Acontece que garantir que a nova marca chegue a todos os interessados pode dar um trabalho enorme.

Sobretudo para redes e franquias, é natural que algumas não atualizem seus materiais por falta de vontade ou até por dificuldade de acessar os materiais. É por isso que o brand center existe, para dar mais facilidade à trabalhosa tarefa de promover atualizações na rede.

Facilita o contato com a agência de marketing

Grande desafio para os setores de marketing é manter um contato profissional com as agências. Embora não seja função exata do brand center, existem algumas plataformas mais profissionais — como o 21LIVE — que também ajudam nesse contato.

O 21LIVE auxilia em funções como controle de solicitações, aprovação de materiais e disponibilização.

Marcas que podem se beneficiar com um brand center

Quais são os tipos de empresas que podem ser beneficiadas com o brand center? Ora, todas as que precisam gerir seus ativos de marketing com profissionalismo. Confira, a seguir, alguns exemplos:

Franquias e redes

As franquias são beneficiadas pelo brand center, já que o próprio modelo de negócio desse tipo de empresa exige o uso de uma central de marca.

Na franquia, uma marca principal cede o direito de uso da marca para o franqueado, sendo preciso garantir que o que será entregue na ponta para o cliente seja realmente algo que esteja conforme à marca principal. E o brand center é um modo de garantir isso.

Multinacionais

Destacamos, ainda, as multinacionais. Esse tipo de empresa também precisa de um brand center, sobretudo no que diz respeito à comunicação com as agências parceiras.

Através de um bom brand center, as peças serão solicitadas, aprovadas e distribuídas para os interessados, diminuindo ruídos de comunicação.

Indústrias

Indústrias também precisam de um brand center. Geralmente, esse tipo de empresa conta com diversas plantas, o que por si só já consiste em um risco para que a identidade visual não siga uma padronização.

Mas, além disso, os diversos setores acabam tendo que produzir materiais que, por vezes, são feitos sem uma identidade visual consistente. É o caso, por exemplo, de empresas que contam com uma comunicação interna desenvolvida pelo RH.

Devido à falta de conhecimento sobre identidade visual, os recursos humanos não cobram da agência parceira o seguimento fiel da identidade estabelecida pelo marketing.

Com um brand center, esse problema acaba.

Conclusão

Já pensou em um software onde é possível distribuir ativos de marketing para toda a rede de franqueados, disponibilizar arquivos para personalização, ter um canal para solicitações de peças de marketing e, ainda, fazer o gerenciamento de verba cooperada?
Parece utopia, mas esse software existe: o 21LIVE é o sistema ideal para franquias, redes e distribuidores. Entre em contato conosco e saiba mais.

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