3 dicas para padronizar a comunicação da sua empresa

Padronizar a comunicação da empresa é fundamental para conseguir aumentar a lembrança de marca e, consequentemente, ter melhores resultados comerciais. Quando o cenário contrário é estabelecido, a empresa é vista como amadora pelos clientes.

Qual a cor do rótulo da Coca-Cola? Ora, não precisamos nem falar aqui, porque todos sabem. Isso é uma evidência da importância da identidade visual no processo de construção de lembrança de marca.

Neste texto, falaremos sobre como padronizar a comunicação da sua empresa.

Boa leitura!

Por que é importante padronizar a comunicação da empresa?

A padronização da comunicação de uma empresa não nasce do nada. Pelo contrário, é fruto de planejamento de marketing otimizado e uma comunicação bem orientada. Somente depois desses processos é possível definir cores, formatos e fontes a serem utilizadas.

Tudo que uma empresa produz, seja interno ou externo, deve ser acompanhado da marca. Mas essa marca precisa ser consistente, caso contrário pode gerar mais impactos negativos do que positivos.

A comunicação padronizada, portanto, consegue gerar uma percepção de qualidade superior para o cliente, além de fortalecer a confiança dos consumidores na marca, aumentando a competitividade.

Vantagens da padronização da comunicação

Ao padronizar a comunicação, a marca consegue gozar de uma série de vantagens e benefícios. Alguns são palpáveis e apresentam resultados bem visíveis, outros são intangíveis, e demoram para apresentar os primeiros resultados. Conheça algumas vantagens a seguir:

Apresentação profissional ao mercado

A padronização da comunicação através de uma identidade visual consistente gera um reconhecimento mais facilitado por parte do público. Desse modo, a percepção que o mercado como um todo tem sobre a marca é diferenciada e extremamente positiva.

Quando há um planejamento por trás da identidade visual organizacional, os valores são transmitidos com uma eficiência ímpar, e o nível de identificação do público com a marca cresce.

Posicionamento como referência

A constância conquista muita coisa. Quando há uma comunicação constante e estratégica, a marca constrói um itinerário que a permite ser vista e percebida como referência dentro do seu campo de atuação.

Em contrapartida, organizações que não contam com uma comunicação sólida, acabam por projetar um estímulo comunicacional sem profundidade, que não consegue conquistar o público.

A própria percepção de valor é influenciada quando há uma comunicação padronizada, o que significa que o cliente estará disposto a pagar mais do que pagaria pelos concorrentes.

Presença digital mais engajada

A padronização na comunicação também influencia nos resultados obtidos online. Essa padronização estimula a interação e cria uma comunidade em volta da marca, gerando um ecossistema de pessoas envolvidas.

Materiais de comunicação eficientes

Ao padronizar a comunicação, além de tudo o que já citamos, a empresa passa a ter maior relevância no contato com o cliente através dos mais diversos canais e mídias. Há, ainda, um impacto no relacionamento com o colaborador, que gera vínculos mais próximos a partir da identidade visual constante.

3 dicas para padronizar a comunicação da sua empresa

Faça um planejamento completo

Para padronizar a comunicação da empresa é necessário, em primeiro lugar, desenvolver um planejamento bem eficiente, que reúna estudos do mercado, da empresa e do público. Somente na intersecção desses dados é que questões mais práticas, como cores, logotipo e linguagem poderão ser definidos.

Teste a identidade visual em diversos canais

Definir o logo e as cores na tela de um computador é fácil. Agora, ver a marca nos materiais é o que dá certeza de que a escolha pela identidade visual foi bem feita. Por isso, teste as opções de identidades em materiais como folders, cartazes e cartões de visita.

Conte com um brand center

Outra dica fundamental é contar com um brand center, ou seja, um local onde todos os materiais da marca são reunidos. Dessa forma, será muito mais fácil enviar arquivos e distribuí-los para a rede e todas as pessoas que precisam acessá-los.

Cuidados fundamentais ao padronizar a comunicação

Antes de encerrarmos, vale a pena darmos atenção a alguns fatores que podem atrapalhar a padronização da comunicação. O primeiro cuidado que deve ser tomado diz respeito à garantia da pronta atualização em todos os pontos de exposição da marca.

De nada adianta criar uma marca e buscar padronizá-las, se essa padronização não chega nos recantos mais distantes de alcance da marca.

Além disso, um erro que deve ser evitado relaciona-se com a interpretação negativa da importância da comunicação e da padronização, presente em alguns gestores. Enquanto todos não abraçarem o projeto, dificilmente este conseguirá ir para frente.

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