[Completo] Datas de Endomarketing e Comunicação Interna em 2021
O ano já está avançando e, com ele, as ações de endomarketing e comunicação interna também. Por isso, preparamos uma seleção com as datas mais importantes a serem comemoradas durante o ano, uma lista completa das datas de endomarketing e comunicação interna para 2021. Mas, antes de expô-las, é necessário tratar de dois pontos:
Qual a importância de escolher datas de endomarketing e comunicação interna para realizar ações?
Dentre os principais papéis do endomarketing, estão:
- Dar voz aos funcionários;
- Valorizá-los;
- Fortalecer a cultura organizacional;
- Estimular os bons relacionamentos.
Ações em datas comemorativas são úteis para todas essas finalidades. São nessas datas onde há uma grande possibilidade de ouvir os funcionários, fortalecer a cultura a partir dos valores e, também, fomentar bons relacionamentos.
Conectar ações com datas já presentes na vida do funcionário é estimulante para o engajamento das equipes. No entanto, todas as ações exigem planejamento. Sem planejamento é possível que sua empresa não consiga desenvolver nenhuma das ações (ou não com o capricho suficiente).
Por isso, ter todas as datas diante dos olhos é essencial para, de antemão, planejar todas as ações.
Como escolher quais datas de endomarketing trabalhar?
No entanto, não são todas as datas que devem ser trabalhadas. Naturalmente, cada empresa e realidade exige enfoques diferentes. Basicamente, existem três critérios para a escolha das datas:
- Relevância: diante de uma possível data, é importante perguntar: “qual a relevância desta data para a empresa”. Essa pergunta será suficiente para eliminar a maioria das datas;
- Cultura organizacional: compreender a identidade da empresa é essencial para discernir em quais datas executar ações de comunicação interna. Existem empresas que a cultura não permite tocar em certos temas;
- Necessidades estratégicas: por fim, o time de marketing, de recursos humanos e a gestão da empresa precisam identificar quais são as necessidades mais tangíveis dos funcionários. Deste modo, é possível focar nas datas que, de alguma maneira, satisfaçam essas necessidades.
[Completo] Lista das mais importantes datas de endomarketing e comunicação interna
Compreendendo a importância de desenvolver ações especiais para datas comemorativas e, também, alguns critérios de escolha, a 21BRZ preparou uma lista completa com as principais datas comemorativas para o endomarketing e comunicação interna em 2021:
Dia da Mulher
O dia da mulher é comemorado no dia 8 de março e, em 2021, cairá na segunda-feira. Algumas ações que podem ser executadas são: distribuição de lembranças e cartas para as funcionárias femininas, rosas, bombons, etc.
Páscoa
Em 2021, a Páscoa será celebrada no dia 4 de abril. Algumas sugestões de ações são: envio de chocolates para os filhos dos funcionários, placas e pôsteres espalhados na empresa com mensagens positivas e de esperança.
Carnaval
O carnaval em 2021 ocorre no dia 16 de fevereiro. Algumas sugestões de ações são: mudança dos templates dos computadores, distribuição de máscaras, acessórios divertidos, fantasias e ornamentação dos ambientes.
Dia do Trabalhador
O dia do trabalhador é celebrado no dia 1º de maio que, em 2021, é celebrado em um sábado. Aqui, ações de valorização dos funcionários são altamente recomendadas. Podem ser realizadas distribuições de prêmios, brindes e lembranças.
Dia das Mães
O dia das mães será celebrado no dia 9 de maio de 2021. Ações de valorização das mulheres que exercem a maternidade são muito aceitas, como por exemplo o envio de homenagens e mensagens emotivas, vídeos dos filhos e maridos, entre outras coisas semelhantes.
Festa Junina
Que tal levantar o astral da empresa com uma festa junina? A festa junina é tradicionalmente comemorada no dia de São João, no dia 24 de junho. No entanto, todo o mês de junho pode ser aproveitado para alguma ação do tipo. Alguns exemplos são: arraiá das equipes, comidas típicas e etc.
Semana do meio ambiente
Entre os dias 5 e 9 de junho ocorre a semana do meio ambiente, uma oportunidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil. Como ação de endomarketing, podem ser feitas a distribuição de sementes ou, até mesmo, um plantio coletivo de árvores na empresa (quando for possível).
Dia dos namorados
Na data mais romântica do ano que, como em todos os anos, é celebrada no dia 12 de junho, algumas ações interessantes podem ser desenvolvidas, tais como: distribuição de pétalas, jantares especiais para os casais, etc.
Dia mundial da amizade
No dia mundial da amizade, comemorado em 30 de julho, a empresa tem uma baita oportunidade para fortalecer os vínculos entre os funcionários o que, na prática, aumenta o nível de engajamento. Ações como jogos de futebol e práticas esportivas podem ser desenvolvidas.
Setembro amarelo
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e, por isso, setembro foi escolhido como o mês de prevenção ao suicídio. Neste mês, as ações de endomarketing são muito necessárias: palestras com psicólogos, vídeos que falem do valor da vida e, também, ações práticas de valorização dos funcionários (como uma promoção ou aumento salarial).
Dia das crianças
O dia das crianças é comemorado no dia 12 de outubro. Algumas ações que podem ser executadas são: distribuição de brinquedos, aluguel de brinquedos infláveis e distribuição de doces e guloseimas.
Dia dos Pais
O dia dos pais, que em 2021 é comemorado em 8 de agosto, pode ser complementado com algumas ações como a entrega de bilhetes, vídeos dos filhos, publicações em redes sociais, entre outras coisas semelhantes.
Halloween
O dia das bruxas é comemorado no dia 31 de outubro. Algumas ações para serem realizadas são: festa e happy hour para funcionários, ornamentação dos ambientes, distribuição de doces para os filhos dos colaboradores.
Outubro rosa
O outubro rosa é o período do ano para conscientização a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. Cartazes podem ser distribuídos na empresa com mensagens de prevenção, bem como bottons e adesivos.
Novembro azul
O novembro azul é o mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata. Mensagens positivas em pôsteres na empresa, vídeos, palestras e coisas semelhantes podem ser utilizadas. É muito importante dar atenção a esta data, especialmente porque os homens precisam vencer diversos preconceitos relacionados à prevenção ao câncer.
Natal
As ações de natal são muito especiais. Distribuição de brindes, panetones, cestas de natal, ornamentação dos espaços, instalação de árvores de natal, lâmpadas piscantes de LED, etc. Para o fortalecimento do engajamento, é necessário que a empresa participe dessa data especial.
SIPAT
Por lei, as empresas são obrigadas a promoverem a SIPAT uma vez por ano. Neste evento, devem ser tratados de conscientização através de palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.
Software para endomarketing
O 21LIVE é um software que pode ser utilizado para endomarketing. Organize ideias, comunique para toda a rede, organize ativos de comunicação interna. Clique aqui e conheça o 21LIVE.
Fonte: 21BRZ