Calibre As Propostas Comerciais Da Sua Agência: BizProp

Uma proposta comercial é um dos itens mais importantes de todo o processo de atração e geração de novos clientes. Isso porque, por meio desse documento, o cliente terá conhecimento do escopo oferecido pela agência, além do preço e condições de pagamentos.

Justamente por isso é que a proposta comercial deve ser eficiente. Para agências o trabalho é dobrado, já que além de eficiência a proposta também precisa ser visualmente atraente.

Neste artigo nós vamos explorar justamente essa temática, ou seja, a criação de propostas comerciais em agências. Conheceremos, em detalhes, as características de uma boa proposta e como montá-la com profissionalismo e rapidez (afinal, ninguém tem tempo a perder).

Fique conosco e aproveite a leitura!

Como montar uma proposta atrativa?

Uma proposta comercial deve ser formada por diversos elementos. O primeiro deles é, sem dúvida, a questão da aparência.

O layout da proposta deve ser limpo, favorecendo a leitura das informações. Ao mesmo tempo, deve ser personalizado, já que a proposta é um dos pontos de contato do cliente com a empresa e, por isso, precisa contar com a identidade visual.

Outro elemento do layout é o profissionalismo, pois propostas de agências devem comunicar seriedade, sem qualquer tipo de anomalia, como elementos tortos ou formatados incorretamente.

Deve, por fim, apresentar as informações completas, sem faltas ou possibilidades de dúvidas por parte de quem a receberá.

Como deve ser uma proposta?

A estrutura fundamental de uma proposta parte de uma capa, onde o logotipo da empresa precisa estar presente. Este logotipo deve ser visível e em alta resolução, de modo que não fique pixelizado na visualização.

Na página seguinte, a proposta deve conter um cabeçalho com as informações de contato da agência e do cliente, além do detalhamento dos serviços oferecidos.

Nesse detalhamento algumas informações são importantes, como nome e descrição do serviço, valor unitário, desconto (se houver) e total. Também deve aparecer a informação se os valores referem-se a uma cobrança pontual ou recorrente.

O exemplo hipotético a seguir ilustra bem como esses dados devem ser dispostos:

exemplo de proposta comercial

Em uma terceira página, deve ser detalhado quais são as premissas para a execução do serviço, seguido de um espaço para assinatura e aprovação da proposta.

Quais os tipos de propostas?

A estrutura da proposta comercial pode variar bastante conforme o seu tipo. Isso porque, em alguns casos, será necessário apresentar melhor a empresa e os serviços antes de mostrar os valores.

Por isso, antes de seguirmos, vale a pena conhecer os tipos de propostas:

  • pedida: nesse tipo de proposta, já há alguma conexão entre a agência e o potencial cliente. Essa conexão leva este último a pedir uma proposta comercial, como forma de avaliar se o preço está dentro das suas expectativas;
  • não solicitada: para algumas estratégias comerciais específicas, talvez faça sentido este tipo de proposta, que consiste em enviá-la sem uma manifestação clara de interesse por parte do potencial cliente;
  • orgânica: por fim, as propostas orgânicas são aquelas enviadas automaticamente para algum contato, sem qualquer tipo de personalização. É o caso, por exemplo, de propostas enviadas dentro de um fluxo de e-mails.

Checklist da proposta perfeita

O que uma proposta deve conter essencialmente? Separamos um checklist com os principais elementos. Confira:

  • capa personalizada com o logo da agência;
  • cabeçalho na primeira página com informações de contato do responsável pela proposta;
  • ainda no cabeçalho, informações do cliente;
  • descrição detalhada dos produtos;
  • preços e descontos claros;
  • tipo da cobrança;
  • total bruto;
  • premissas de cada um dos produtos ou serviços;
  • observações relevantes;
  • informação da validade da proposta;
  • espaço para assinatura, caso haja aprovação;
  • contra capa personalizada com o logo da agência.

Proposta comercial profissional e online: BizProp

BizProp é uma plataforma online cuja função é justamente a criação de propostas com rapidez e profissionalismo, o que é perfeito para agências. Na verdade, a plataforma surgiu exatamente para atender as necessidades de uma agência de marketing, por isso seus recursos fazem tanto sentido para esse mercado.

O grande diferencial do BizProp está na agilidade. Após cadastrar todos os produtos e serviços, as propostas podem ser configuradas e emitidas em até 1 minuto. Dúvida? Então confira no vídeo a seguir:

BIZPROP | O melhor software de propostas comerciais para serviços

Como enviar uma proposta com o BizProp

Para enviar uma proposta com o BizProp é muito fácil. Basta se cadastrar na plataforma e, em seguida, enviar as informações dos seus produtos. Depois, é só seguir o passo a passo a seguir:

  1. Clique em “Nova Proposta”, no painel “Propostas”.
bizprop proposta comercial
  1. Depois é só selecionar um cliente ou cadastrar um novo. Em seguida, aperte em “Avançar”
  2. Selecione os produtos que irão integrar a proposta. Configure as informações, caso seja preciso. Não deixe de registrar o desconto, caso queira dar. Clique em “Avançar”
  3. Chegou a hora de registrar as informações de pagamento. Nessa tela, será possível determinar se haverá ou não parcelamento. Depois de configurar essa tela, clique em “Avançar”
  4. Coloque suas informações de contato e observações que achar relevante. Preencha, também, o campo de validade da proposta. Clique em “Avançar”
  5. Agora é só conferir as informações, clicar em “Salvar Proposta” e baixar a versão em PDF para enviar para o cliente.

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