O poder do conhecimento da marca e a sua influência no mercado

Pense em uma marca de refrigerante. Pensou? Muito provavelmente você deve ter se lembrado da Coca-Cola. Por que isso aconteceu? Porque a Coca conseguiu desempenhar, com muita eficiência, um trabalho de estímulo ao conhecimento da marca.

Conseguir esse resultado exige muito esforço, mas deve estar entre os principais objetivos de empresas que buscam construir negócios longânimos. Se a sua marca não é lembrada pelos seus clientes, é sinal que você ainda depende excessivamente de ações de venda direta.

Neste artigo, saberemos mais sobre o conhecimento da marca, sua importância, como mensurar e, principalmente, como aumentar esse nível na empresa.

Boa leitura!

O que é conhecimento da marca?

O conhecimento da marca é uma métrica presente no marketing, cuja função é traduzir o nível de proximidade e lembrança que os consumidores têm com uma empresa.

Quando a marca é facilmente lembrada pelo público, é sinal de que o conhecimento da marca é elevado. Em contrapartida, quando não há essa lembrança, é sinal de que o marketing tem muito trabalho pela frente.

A partir do momento que o nível de conhecimento da marca é descoberto, será possível direcionar ações para que os consumidores que ainda não pensam imediatamente na empresa possam fazê-lo no futuro.

Por que investir no conhecimento da marca?

O conhecimento da marca garante a sobrevivência sustentável da empresa. Sem uma taxa elevada dessa métrica, as vendas de uma organização estão condicionadas a ações promocionais, ou seja, a empresa só vende quando há esforço comercial e de marketing.

Acontece que esse esforço envolve investimentos. Com isso, o custo de aquisição de clientes passa a ser elevado. Ao contrário, quando o conhecimento da marca cresce, as pessoas comprarão com uma facilidade maior, sem a necessidade de grandes esforços.

Portanto, além de tudo, o conhecimento da marca também gera uma diminuição no custo de aquisição por cliente.

Como mensurar o conhecimento da marca?

A metodologia mais efetiva para mensurar o conhecimento da marca são as pesquisas. Através de pesquisas de mercado é possível identificar como e com qual frequência a marca é lembrada.

Essa pesquisa pode ser feita pela internet, mas o recomendado é realizá-la através de institutos que levam pesquisadores para a rua. Somente assim, na vida real, é que será possível mensurar o conhecimento da marca.

A empresa até pode tentar realizar pesquisas por conta própria, mas a falta de recursos e conhecimento técnico pode comprometer frontalmente os resultados.

Perguntas para uma pesquisa de conhecimento da marca

Seja em pesquisas promovidas por institutos de pesquisa, ou realizadas pela própria empresa, parte fundamental do processo é a escolha correta das perguntas. Quando as perguntas são escolhidas equivocadamente, os resultados são comprometidos e de nada vale o tempo e dinheiro investidos.

Com as perguntas certas, no entanto, os resultados são tão positivos que haverá uma segurança por parte da empresa de utilizar os dados levantados para tomar decisões mais assertivas.

A seguir, alguns exemplos de perguntas a serem realizadas:

  1. Qual é seu nível de familiaridade com [mercado da empresa]?
    1. Extremamente familiarizado
    2. Muito familiarizado
    3. Relativamente familiarizado
    4. Ligeiramente familiarizado
    5. Nem um pouco familiarizado
  1. Quando você pensa em [mercado da empresa], quais marcas vêm à sua cabeça?
  2. Você já ouviu falar na marca [nome da empresa]?
  3. Qual é seu nível de familiaridade com a [nome da empresa]?
  4. Quais destas marcas de [mercado da empresa] você conhece?
  5. Quais destas marcas de [mercado da empresa] você já comprou?
  6. Quais destas marcas de [mercado da empresa] tem em casa no momento?

Como aumentar o conhecimento da marca

Para conseguir fazer com que sua marca seja lembrada pelo consumidor em um momento que ele estiver buscando por alguma solução que você ofereça, será preciso aumentar o conhecimento da marca.

Para isso, existem diversas estratégias de marketing. Cada uma dessas estratégias tem a sua eficiência própria e, ainda que você escolha uma que gere menos resultado que outras, o importante é fazer algo, porque conhecimento da marca é, antes de tudo, construção.

Separamos, a seguir, algumas ações práticas para aumentar a força da sua marca no mercado:

Invista em anúncios

Para que sua marca seja lembrada pelos consumidores é necessário fazer com que o nome da sua empresa e os diferenciais chegue até o público. Existem formas orgânicas de realizar isso, mas é um processo mais longo.

A maior efetividade está justamente em investir em anúncios. Através dos anúncios é possível alcançar pessoas que ainda não conhecem sua marca, bem como aquelas que, embora conheçam, não a tem como lembrança imediata.

Tenha uma identidade visual coerente

Um dos pontos centrais que garantem um conhecimento da marca verdadeiro é a identidade visual. Muitas empresas não zelam por uma identidade homogênea, produzindo materiais com cores muito díspares e padrões visuais distintos. 

O fator visual é fundamental para garantir que o consumidor consiga lembrar da marca. Por isso, consistência é o mínimo que se espera quanto o assunto é identidade visual.

Seja ativo nas redes sociais

Ser ativo nas redes sociais também é uma excelente maneira de zelar pelo conhecimento da marca. A exposição diária a posts e stories da sua empresa facilitará a fixação na mente do consumidor.

Para alcançar isso, no entanto, não é suficiente qualquer atividade. É preciso sobretudo uma atividade estratégica, com uma base forte de marketing de conteúdo e estímulo à interatividade.

Crie conteúdo constante

A produção de conteúdo, inclusive, é uma das maneiras mais efetivas de contribuir para o conhecimento da marca. Essa produção deve tocar as mais diversas mídias, como as redes sociais, o blog no site e até mídias off.

Através da entrega de conteúdo de valor, as boas experiências com seu conteúdo contribuem e muito para a lembrança da marca.

Conte com um brandcenter para gerenciar a marca

Um brandcenter é uma das ferramentas mais fundamentais para o conhecimento da marca. Isso porque este tipo de plataforma consegue garantir que a identidade visual seja respeitada em todas as peças, além de facilitar o contato entre a empresa e a agência.

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