Despadronização da identidade visual: como acabar com este problema
O correto posicionamento orienta e governa a comunicação corporativa de uma marca. É por meio dele que as equipes de marketing definem a maneira como a empresa será percebida pelo público.
Do posicionamento dependem toda a execução comunicacional, como o tom de voz, canais, mídias, campanhas e, principalmente, a identidade visual. Uma marca bem posicionada e que deseja conquistar espaço no mercado precisa garantir um sólido posicionamento que sustente todos os itens supracitados.
No entanto, na prática, em muitas ocasiões ocorre o contrário: a falta de padronização na identidade visual, especialmente em grandes empresas e redes, é um sintoma evidente da falta de preparo e capacidade dos setores de marketing para solidificarem a comunicação.
E, a partir disso, outros elementos são desenvolvidos, como o tom de voz, a identidade corporativa, os canais, as mídias e a identidade visual. O que se espera de grandes marcas, é que todos esses itens estejam devidamente alinhados e direcionados.
Acontece que, em muitas redes de franquias, os elementos citados não contam com uma unidade comunicacional, pelo contrário, o que reina é o cada um por si, ou seja, cada unidade faz o que quer com a comunicação.
Consequências da Falta de Padronização da Identidade Visual
Existem algumas consequências negativas para empresas que não contam com uma identidade visual padronizada e bem estabelecida. Separamos três dos mais graves efeitos a seguir. Confira:
Falta de Proximidade
A melhor maneira de conquistar um cliente, é fazendo ele sentir-se parte do universo da sua marca. Porém, quando não existe padronização na comunicação e na identidade visual, ele não consegue confiar na empresa, e onde não há confiança, não há pertencimento.
Valor Percebido é Menor
Quando o cliente se depara com uma comunicação mal feita, a primeira impressão que ele tem é de que a empresa não tem tanta qualidade assim. Isso é muito sério! Seu cliente pode não perceber o valor da sua rede, por causa da comunicação confusa das franquias.
A Marca Cai no Esquecimento
Quando o consumidor recebe estímulos diferentes da mesma marca, o cérebro não consegue associar os estímulos a uma mesma fonte. É o processo contrário dos estudos: quando estudamos, precisamos ver várias vezes o mesmo conteúdo para gravar a informação, não é? Se o seu cliente recebe vários estímulos, ele não grava nenhum deles.
Como Vencer a Despadronização da Marca
Se a empresa na qual você trabalha ou presta serviço e, de alguma maneira, é responsável pelas ações de marketing, o 21LIVE preparou algumas dicas práticas para você vencer a despadronização da comunicação. Confira:
Para ter unidade na comunicação da empresa, um plano de marketing é ponto de partida. Mas, esse precisa ser completo e contar com algumas características:
- Ser para TODA a rede: o plano de marketing e comunicação parte da diretoria da rede de franquias, mas precisa ser seguido por todas as unidades;
- Definir o posicionamento;
- Estabelecer objetivos e metas;
- Deixar claro qual o papel da rede e qual o papel dos franqueados;
- Comparar e ter insights a partir da comunicação dos concorrentes;
- Focar no consumidor, sempre!;
- Pensar nas estratégias de comunicação;
- Construir a identidade visual;
- Montar um cronograma de ações.
Após montar e aprovar o seu plano de marketing, chega a parte mais desafiadora: encontrar maneiras de distribuir os materiais de marketing para toda a empresa de maneira segura.
São vários os tipos de arquivos que partem do marketing: contratos, artes para mídias sociais, artes para cartazes e outdoors, imagens de divulgação para o Whatsapp, animações para TV corporativa etc.
O bom e velho e-mail pode não suportar tantos arquivos, e os serviços em nuvem também são limitados. É diante dessa dificuldade de receber material que muitos franqueados optam por fazer sua própria comunicação.
Não foi o caso dos franqueados da Diolaser. Gláucio Pereira, Diretor de Marketing da Diolaser Brasil, optou pela plataforma 21LIVE para organizar e distribuir seus ativos de marketing.
Na plataforma, distribuidores, franqueados, fornecedores e representantes comerciais têm acesso aos arquivos, com a possibilidade, inclusive, de editá-los, customizando para as necessidades locais.
Para Gláucio a 21Live é “[…] uma ferramenta crucial de gestão de marketing. Com ela, nosso fluxo operacional ficou mais rápido e assertivo…”.
Padronize a comunicação da sua empresa com o auxílio do 21LIVE, o software de marketing que tem revolucionado setores de marketing de grandes empresas e redes, através de recursos inéditos no mercado, tais como: brandcenter, relatórios, edição de peças, solicitações via whatsapp, armazenamento e muito mais.
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