Qual a importância da gestão de marketing para uma empresa [2023]

A gestão de marketing está bem longe de ser algo acidental para a empresa. Embora nem sempre o setor receba a atenção devida, o desempenho dessa gestão influencia diretamente nos resultados de toda a organização.

Quando a gestão de marketing vai mal, toda a empresa também vai mal. No caso de um marketing inefetivo, as vendas representam os números que primeiro degringolam. Neste texto, entenderemos melhor do que se trata a gestão de marketing e, principalmente, sua importância e como tornar a gestão mais eficiente.

Boa leitura!

O que é gestão de marketing?

A gestão de marketing é o ato de gerenciar todas as ações de marketing. Nesse sentido, envolve aqueles quatro pilares fundamentais aprendidos na faculdade: preço, praça, produto e promoção.

Um bom gestor de marketing é aquele que consegue definir estratégias de preço integradas às demais áreas da empresa, além de compreender quais são os melhores canais de venda.

Há um impacto direto, também, na formatação do produto, de modo que consiga atender às reais necessidades do público. Por fim, a gestão de marketing, sobretudo na pessoa do gestor, se dedica a buscar formas de promover os produtos e incentivar o crescimento das vendas.

Importância da gestão de marketing

Embora muitas pessoas e empresas reduzam o marketing tão somente à comunicação, este vai muito além disso. As questões relacionadas à comunicação dizem respeito somente a um quarto de todas as atribuições do marketing.

Quando a gestão de marketing não é desempenhada corretamente, não é apenas a comunicação que é prejudicada, mas também o próprio produto na interação com o cliente, além da deficiência nas estratégias de disponibilização e precificação.

Isso porque, no final das contas, marketing é sempre sobre pessoas. Um marketing ineficiente é sinônimo de uma empresa distante da realidade do público. A seguir separamos algumas das razões pelas quais a gestão de marketing é importante:

Lembrança da marca

Em primeiro lugar, vale a pena destacar que uma boa gestão de marketing promove uma lembrança de marca mais duradoura. Isso significa que o foco da gestão não é apenas vender, mas construir uma marca sólida e verdadeiramente desejável.

Aqui entra um problema: muitas empresas não têm paciência para suportar um processo longo de construção da lembrança da marca. No entanto, esse processo é necessário para a sobrevivência a longo prazo das instituições.

Cobrar o marketing de resultados em vendas é algo que acontecerá, mas só depois de um longo período de construção.

Aumento das vendas

Quando o marketing é bem desenvolvido, é possível colher bons resultados no aumento das vendas. Como já expusemos acima, embora o marketing não se reduza a um esforço de venda, é natural que elas aconteçam quando a gestão de marketing é efetiva.

O grande trunfo do marketing está na linguagem: a gestão consegue compreender profundamente o cliente, de modo a identificar qual a linguagem mais adequada para cada contexto.

Uso estratégico de canais

Um bom marketing também sabe escolher estrategicamente os canais a serem utilizados. Aqui, o canal pode dizer respeito a duas realidades: a primeira são os canais de venda, ou seja, aqueles locais que melhor apresentam resultados efetivos para as vendas.

Mas o canal também pode traduzir os canais de comunicação, que são aquelas mídias e meios escolhidos para promover uma comunicação que consiga conversar com o cliente de modo a conquistar maior branding e vendas.

Como fazer uma gestão de marketing efetiva?

Até aqui você pôde entender a importância da gestão de marketing. No entanto, esses elementos que destacamos só são alcançados quando há uma gestão efetiva. E arriscamos dizer que a maioria das gestões das empresas não consegue ser eficiente.

Como saber se uma gestão de marketing é efetiva? Basta observar se há crescimento na lembrança da marca e vendas, além de um uso estratégico dos canais. E se infelizmente você chegou a conclusão de que sua gestão ainda não é efetiva, confira as dicas a seguir para virar esse jogo:

Definir metas

Marketing e números andam lado a lado. Quem já passou por algum curso de marketing, deve ter ouvido dezenas de pessoas falarem que escolheram marketing porque não gostam de números e são de humanas.

Mas se alguém não gosta de números, marketing com certeza não é a melhor profissão. Para haver eficiência na gestão de marketing é preciso um olhar analítico e detalhado da realidade da empresa.

Pesquisa de mercado

Para conseguir bons resultados na escolha de canais e no conhecimento do público, nada melhor do que uma boa pesquisa de mercado. Através dessa ferramenta de marketing, é possível obter insights fundamentais para uma tomada de decisão mais consciente e assertiva.

Capacitação de equipe

Um bom gestor de marketing precisa investir na capacitação de equipe. Quando houver budget disponível, é fundamental pagar por cursos e treinamentos. Mas há realidades empresariais em que isso não é possível. Por isso, soluções gratuitas aparecem como excelentes opções. É o caso da Academia 21LIVE, cujo uso é irrestrito e gratuito.

Gestão dos ativos de marca

Outro ponto fundamental para uma gestão de marketing é a gestão dos ativos de marca e marketing. Salvar todos os arquivos e disponibilizar estritamente para quem precisa acessá-los também é uma tarefa árdua.

Nesse sentido, o 21LIVE foi pensado para gerenciar arquivos de marketing para indústrias, multinacionais, franquias, trade marketing e agências. Ou seja, é a solução perfeita para sua gestão.

Conclusão

Neste artigo, entendemos melhor o que é a gestão de marketing, que definimos como o ato de gerenciar todas as ações de marketing. Vimos, ainda, a importância dessa gestão, que relacionamos ao crescimento da lembrança da marca, aumento das vendas e uso estratégico de canais.

Para conseguir uma gestão relevante, apontamos quatro caminhos: definição de metas, pesquisa de mercado, capacitação de equipe e gestão dos ativos de marketing.

Por fim, mostramos como o 21LIVE é um software ideal para apoiar gestores na gestão dos ativos de marketing. Que tal conhecer esse software? Fale com nossa equipe e saiba mais.

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