Marketing para revendedores: 4 ações para sua marca vender mais

Grandes empresas dos mais diversos setores já entenderam que o marketing para revendedores é uma das formas mais eficientes de atrair novos clientes e potencializar as vendas.

Isso porque cada revendedor se converte em um canal diferente e, embora nem todos sejam campeões de venda, a marca consegue uma penetração mercadológica dificilmente encontrada através de outras metodologias.

Neste artigo, falaremos sobre o marketing para revendedores, as razões de se fazer e algumas ações práticas que sua empresa pode aplicar se já trabalha com esse tipo de parceiro.

Boa leitura!

O que é o marketing para revendedores?

Marketing para revendedores nada mais é do que a aplicação de estratégias de marketing para atrair e engajar revendedores, além de ajudá-los a vender mais. Essa aplicação é fundamental sobretudo para empresas cujo modelo depende da atuação desses parceiros.

Você já deve ter conhecido alguém que vendia Avon, Boticário ou revistas semelhantes. Essas pessoas são revendedores dessas marcas, e realizam as vendas em troca de uma porcentagem de lucro.

O marketing para revendedores ajuda a atrair mais parceiros, já que isso significa a ampliação dos canais efetivos de venda.

Por que fazer marketing para revendedores?

O marketing para revendedores deve ser feito sobretudo porque há um impacto na receita das empresas que atuam neste modelo de negócio. Deixar de buscar novos revendedores ou, ainda, ignorar os parceiros atuais, abandonando-os no campo de batalha, é sinal de comprometimento direto dos resultados da empresa.

Para evitar isso, unir e integrar canais de marketing, bem como utilizar estratégias para estimular as vendas, é fundamental. O impacto positivo é duplo: não apenas a empresa aumenta sua receita, mas também o revendedor passa a ter uma lucratividade maior.

A seguir, separamos algumas das razões pelas quais trabalhar com revendedores representa uma boa ideia:

O revendedor está mais próximo do cliente

Grandes marcas, sobretudo aquelas com atuação nacional ou internacional, não conseguem garantir uma proximidade com o cliente. Embora as pessoas busquem qualidade e autoridade nas marcas, nada supera a proximidade como apoio e âncora de venda eficazes.

Já que as grandes marcas não conseguem proporcionar isso, são os revendedores que conseguem construir essa proximidade. E, o melhor: o fazem em nome da marca.

Basta puxarmos na memória aquela revendedora de Avon que todos nós conhecemos. As pessoas ao nosso redor diziam que iriam comprar produtos da “Dona Cida”, e não da Avon. 

Essa proximidade faz toda a diferença. Mas, veja bem: isso não significa enfraquecimento da marca principal, pois todos que compravam da “Dona Cida” sabiam que os produtos eram da Avon.

O revendedor fala a língua do cliente

Dos setores de marketing localizados nos mais altos andares dos edifícios é praticamente impossível falar a língua daqueles clientes mais simples que estão na ponta do processo comercial.

Se a sua empresa tem um setor de marketing, já deve ter ouvido o “marketês” cheio de expressões americanas. Isso é muito distante da realidade das pessoas em geral. Conseguir promover ações de marketing populares, portanto, é um verdadeiro desafio.

Mas os revendedores conseguem isso, ainda que não façam marketing consciente. Por conhecer a linguagem dos seus semelhantes, vendem os produtos como ninguém, sabendo utilizar apelos e recursos que fazem realmente sentido dentro daqueles contextos.

O revendedor conhece individualmente as pessoas

Por fim, vale destacar que o revendedor é aquele que conhece as pessoas como ninguém. Enquanto para as empresas os clientes são apenas gráficos e informações demográficas, para o revendedor cada cliente é um “alguém”.

Isso também é fundamental no processo de venda, que pode ser personalizado ao extremo, dando uma maior eficiência à comunicação da marca realizada através e pelo revendedor. Para que isso aconteça, no entanto, a empresa precisa educar os parceiros revendedores dentro de seus valores.

4 ações de marketing para revendedores

Existem diversas ações de marketing que podem ser aplicadas aos revendedores. Existem aquelas ações clássicas, utilizadas em outros contextos, mas que são naturalmente aproveitadas para a comunicação com esses parceiros.

É o caso das redes sociais. A produção de conteúdo online e as interações possibilitadas pelo ambiente digital são instrumentos riquíssimos de marketing para revendedores. Mas não basta investir apenas nessas ações mais tradicionais. É necessário desenvolver um planejamento que considere as particularidades desse público.

A seguir, apontamos algumas ações nesse sentido.

Programa de valorização e premiação

A primeira ação de marketing para revendedores é a criação de um programa de valorização e premiação. As pessoas em geral gostam de duas coisas: competição e reconhecimento.

Um programa de valorização e premiação une essas duas coisas, já que estabelece metas a serem batidas e determinam recompensas a serem liberadas caso haja o cumprimento dessas metas.

Além disso, também é possível dar prêmios ainda melhores para aqueles revendedores que mais venderem dentro do período. Isso é um estímulo para batalharem ainda mais pelos resultados.

Criação de comunidade

Uma segunda estratégia que vale a pena destacar é a criação de comunidade. As pessoas adoram pertencer a algo. Empresas que trabalham com revendedores têm a oportunidade de criar um senso de pertencimento através do estabelecimento de comunidades, onde os revendedores poderão interagir entre si e a marca poderá enviar conteúdos ricos.

Essa comunidade pode contar, inclusive, com encontros presenciais, se houver estrutura para isso. O importante é que o revendedor se sinta parte da empresa, e não somente alguém que é usado e descartado.

Identidade visual consistente

Um ponto fundamental do marketing para revendedores é garantir que a identidade visual seja consistente. É muito comum que esses revendedores façam comunicações por conta própria.

Pode ser, por exemplo, uma imagem ou um aviso publicado nos status do WhatsApp. O problema é que quando não há uma preocupação com a identidade visual, essas comunicações são despadronizadas e descaracterizam a marca principal.

A empresa deve, portanto, garantir que os revendedores tenham acesso a materiais reaproveitáveis com uma identidade visual consistente.

Material de marketing para apoio

Por fim, vale a pena destacar que é responsabilidade da marca disponibilizar material de marketing de apoio. Isso inclui revistas e catálogos para os produtos, imagens para WhatsApp, posts de redes sociais, etc.

É por isso que um brandcenter é fundamental no relacionamento com revendedores, sobretudo no marketing aplicado a estes. Através de uma plataforma do gênero, é possível disponibilizar todo o material da marca, inclusive peças personalizáveis para as necessidades de cada revendedor.

Nesse sentido, o 21LIVE foi feito e pensado para este contexto. Através deste sistema, os revendedores podem contar com a disponibilidade de um volume nunca visto de materiais da marca.
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