Otimize a entrega da sua agência de marketing

Uma agência de marketing conta com um fluxo de trabalho bem particular e específico. Ao contrário de outros negócios, a preocupação de uma agência vai muito além dos seus próprios clientes, mas toca também os clientes de seus clientes.

Gerenciar a visão dos seus especialistas, promover uma comunicação eficiente para o cliente final e ainda ouvir e dar atenção aos seus próprios clientes é um trabalho e tanto. Quando não há otimização de todo esse fluxo, as entregas da agência ficam comprometidas.

Neste artigo, mostraremos como agências de marketing e publicidade podem melhorar os fluxos de entrega. Antes, no entanto, entenderemos quais são os principais desafios dessas agências.

Boa leitura!

Desafios de entrega em agências

A gestão de uma agência inclui uma série de desafios. Existem, naturalmente, aqueles que são comuns a todo o tipo de empresa. A começar, por exemplo, pelo gerenciamento da carteira de clientes.

É realmente um árduo trabalho conseguir manter os clientes na casa, de modo a não perder o faturamento. E é aqui que entra outro desafio: a gestão financeira. Equilibrar as contas em um mercado tão instável não é para qualquer um.

Manter o time engajado e motivado, além de conseguir transmitir a cultura da empresa, também é uma questão sempre presente no cotidiano de uma agência.

No entanto, para além de todos esses desafios comuns a todo tipo de empresa, existem aqueles que são específicos das agências de marketing. Falaremos deles a seguir:

Comunicação entre agência e cliente

Quem trabalha em uma agência de marketing sabe muito bem que a comunicação com os clientes está entre as maiores dificuldades daqueles que estão na ponta de contato. Executivos de contas e profissionais de sucesso do cliente nem sempre conseguem garantir uma comunicação efetiva e sem ruídos.

E-mails que se perdem, mensagens não ouvidas, solicitações confusas e demora para resposta (de todos os lados) são alguns dos elementos que integram a equação da dificuldade de comunicação.

Quantos NPSs não estão lá embaixo por conta de uma comunicação pouco efetiva entre agência e cliente, não é mesmo? Em uma agência de comunicação, se tem algo que não pode falhar é a comunicação.

Fluxo de aprovação

No dia a dia das agências também é bem comum ocorrer confusões relacionadas ao fluxo de aprovação. Seja na demora para aprovar (algumas peças e projetos até merecem receber festas de aniversário promovidas pelas equipes envolvidas) ou na falta de clareza das solicitações (falaremos em detalhes disso, a seguir).

Devido ao grande volume de trabalho, também pode acontecer do profissional responsável pelo atendimento se esquecer de enviar o material para aprovação, causando impactos negativos na régua de relacionamento.

Solicitações de alterações confusas

As solicitações são elementos bem presentes nas agências de comunicação. Os palpites do cliente precisam ser ouvidos e atendidos, inclusive em alguns contextos onde parecem não fazer sentido.

É claro que haverão situações onde a palavra do especialista deve prevalecer e certas alterações serão barradas. Mas no fluxo do dia a dia, nem sempre a autoridade do especialista é respeitada.

E são nessas alterações que o problema aparece: solicitações confusas, com falta de clareza e por vezes contraditórias (sobretudo quando existem muitas pessoas envolvidas no processo de aprovação).

A falta de centralização das solicitações de alterações também é um problema, uma vez que estas podem acabar se perdendo. 

Como o 21LIVE impacta nas entregas de agências de marketing

A melhor forma de combater esses desafios e alcançar uma solução eficiente é centralizar tudo em um só lugar. Quando a comunicação entre agência e cliente acontece por meio de diversos canais, muita coisa pode se perder.

E em agências que contam com profissionais que atendem diversas contas, não adianta querer centralizar tudo no e-mail, porque existirão clientes que não utilizam este canal e é aí que os problemas começam a aparecer.

O mesmo se aplica ao fluxo de aprovação. Quando a aprovação não está centralizada em um só lugar, mensagens podem acabar não sendo vistas e a insatisfação do cliente, cedo ou tarde, a insatisfação despontará com força total.

De todos os desafios levantados, no entanto, não há um mais prejudicado pela descentralização do que as solicitações de alteração.

Mas como centralizar tudo em um só lugar? Ora, só por meio de um software especializado. O 21LIVE existe justamente para isso, sobretudo porque foi desenvolvido a partir da experiência de uma agência que precisava gerenciar o relacionamento com os próprios clientes.

Enquanto algumas outras soluções do mercado foram criadas por empresas de tecnologia que desconhecem o contexto de uma agência, o 21LIVE integra uma empresa de tecnologia que nasceu a partir do cotidiano de uma agência de marketing.

A seguir, destacamos como o software pode impactar nas entregas da sua agência:

Atendimento de seus clientes

O 21LIVE permite realizar o atendimento a clientes de forma profissional. Através de seus recursos, toda a comunicação é realizada em um só lugar.

Mesmo aqueles clientes que utilizam o WhatsApp terão a sua disposição uma tecnologia única: as solicitações via WhatsApp, ou seja, eles pedem novos jobs pelo WhatsApp e tudo isso será encaminhado diretamente para o software.

Gerando transparência

Também é possível, através da plataforma, permitir que o cliente acompanhe todo o fluxo de trabalho, sobretudo a partir do status de cada job. Com isso, não existe nada debaixo do debate. Cada atividade é acompanhada com uma transparência digna de empresas de gestão responsável.

Agilidade na gestão

A maior vantagem, sem dúvidas, está relacionada à agilidade de todo o processo. Tudo ficará mais rápido e fácil, porque cada atividade será centralizada e integrada, para ajudar na promoção de uma agência de marketing disposta a crescer e se destacar pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir como o 21LIVE otimiza as entregas de uma agência de marketing e propaganda. Entre os desafios mais comuns deste tipo de empresa, destacamos:

  • comunicação entre agência e cliente;
  • fluxo de aprovação;
  • solicitações de alteração.

Para ajudar na gestão desses desafios, destacamos que o 21LIVE dá maior profissionalismo ao atendimento ao cliente, além de gerar transparência e agilidade na gestão.

Gostou? Então está na hora de experimentar o 21LIVE. Fale com nossos especialistas e agende uma demonstração.

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