Padronização de marca para multinacionais: dicas para fazer

Multinacionais precisam de padronização da marca. A atuação mundial pode ser uma armadilha para não promover uma marca uniformizada em todo o mundo. Essa uniformização é fundamental para garantir o reconhecimento da marca em qualquer país e circunstância.

Uma grande multinacional que sabe fazer isso é a Coca-Cola. Não importa o local do mundo em que você esteja, ao ver uma lata de refrigerante vermelha imediatamente pensará na Coca. Isso é padronização de marca.

Neste artigo, falaremos sobre como padronizar a marca da sua multinacional.

Boa leitura!

Por que multinacionais devem padronizar a marca?

Multinacionais precisam de uma marca consistente. Resistir aos mais diversos povos e contextos é importantíssimo para conseguir garantir negócios que subsistam com o tempo. Uma marca não padronizada significa reflexos negativos desastrosos.

O principal benefício da padronização da marca está relacionado à percepção de qualidade que o cliente tem com relação aos produtos e serviços oferecidos. Outro benefício bastante significativo está relacionado à confiança dos consumidores na marca e a consequente competitividade.

No entanto, tudo isso não cai do céu. A padronização de marcas das multinacionais é fruto de uma comunicação muito bem planejada e de softwares adequados.

Vantagens da padronização de marca para multinacionais

A padronização de marca para multinacionais representa vantagens e benefícios bem significativos para essas empresas. Algumas dessas vantagens e desses benefícios são percebidos direta e visivelmente. Outros, são intangíveis, mas são igualmente relevantes. Confira, a seguir, algumas das vantagens:

Profissionalismo para o mercado

Se tem algo que uma multinacional não pode aparentar jamais para o mercado é amadorismo. Essa imagem não combina com esse tipo de empresa. A padronização da marca, sobretudo através de uma identidade visual única para todos os países, possibilita um reconhecimento facilitado do público.

Com isso, a percepção geral do mercado é de profissionalismo, o que não ocorre quando a marca é totalmente despadronizada. Um bom planejamento é a base para que esses resultados sejam alcançados, sobretudo porque é possível comunicar valores e gerar identificação.

A empresa é percebida como referência

Outra vantagem da padronização da marca para multinacionais é a construção de autoridade e a percepção da marca como referência dentro do contexto de atuação. Sim, a identidade visual tem esse poder.

No entanto, quando a multinacional não conta com uma comunicação eficiente, os estímulos percebidos pelo mercado acabam deixando a empresa isolada das demais do mesmo ramo.

Priorizar a comunicação é, portanto, fundamental em multinacionais. Mesmo naquelas onde não há cultura de preocupação com marketing e comunicação, isso precisa ser mudado, pois deste fator depende a sobrevivência futura da empresa.

Maior engajamento digital

Muitas multinacionais julgam não precisar das redes sociais e dos recursos online. Mas isso é um engano. Cada vez mais, as pessoas estão online, consumindo conteúdo e construindo opiniões e percepções.

A padronização da marca é capaz de criar uma comunidade de pessoas em volta da empresa. Isso tem um impacto direto nas redes sociais.

Materiais comunicacionais muito mais eficientes

Quando multinacionais passam a se preocupar com a padronização da marca, há uma verdadeira revolução nos materiais de comunicação produzidos. Com isso, estes ganham muito mais relevância, porque o contato com o cliente passa a ser mais efetivo.

A identidade visual consegue promover toda essa mudança, que extrapola os clientes e potenciais clientes, mas alcança também o colaborador.

3 dicas para multinacionais padronizarem a marca

Planeje, antes de tudo

Para padronizar a marca de uma multinacional é preciso deixar toda a ansiedade de lado e sentar para desenvolver um planejamento completo, que integre estudos e pesquisa de mercado, com informações do público, da empresa e do próprio contexto mercadológico.

Quando esses dados estão disponíveis, é possível caminhar em direção à construção de uma marca que possa representar mundialmente a empresa.

Realize testes

Essa dica é muito importante para evitar problemas que, após ocorrerem, não podem ser remediados. Trata-se da necessidade de testar a nova marca em todos os formatos, canais e telas possíveis. Uma identidade exibida em uma tela de computador é uma coisa, em materiais impressos, como folders, cartões de visita e cartazes, é outra completamente diferente.

Tenha a ajuda de um brandcenter

Um brandcenter é fundamental para que as multinacionais consigam promover uma padronização de marca mundial. O brandcenter reúne todos os materiais de marca necessários às unidades ao redor do mundo, possibilitando que baixem os arquivos ao invés de criarem identidades paralelas.

Cuidados importantes ao padronizar a marca de multinacionais

Algumas armadilhas podem aparecer durante o processo de padronização da marca. Por isso, dar atenção a esses elementos é muito importante para evitar erros e inadequações futuras.

O principal ponto de atenção diz respeito à disponibilidade da marca. Não adianta buscar uma padronização da marca, criar materiais, envolver agências e profissionais para, no final das contas, os materiais de marca não chegarem àquelas localidades mais distantes. É preciso garantir a disponibilidade.

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