Reconhecimento de marca: o que é e como criar?

Ter uma marca de sucesso representa um dos principais objetivos comunicacionais de qualquer empresa. Mas construir isso dá um trabalho bem significativo. Uma das estratégias para essa construção é investir tempo, esforço e dinheiro na promoção do reconhecimento de marca.

Engana-se quem acredita que trabalhar o reconhecimento de marca é uma possibilidade exclusiva de grandes empresas. Na verdade, toda marca pode e deve executar esse trabalho.

Neste artigo, apresentaremos o que é reconhecimento de marca, o modo de construir esse reconhecimento e alguns exemplos de empresas que conseguiram realizar isso com excelência.

O que é reconhecimento de marca?

O reconhecimento de marca consiste na força que uma empresa tem para ser lembrada pelos consumidores. Esse reconhecimento deve ser sobretudo positivo, por isso, pensar neste assunto é tão importante para as empresas.

Sabe quando você bate o olho em uma embalagem ou em um padrão de cores e imediatamente se recorda de uma determinada marca? Ora, isso acontece porque o reconhecimento dessa marca lembrada, para você, é positivo e significativo.

O reconhecimento não é espontâneo. Antes, é estimulado e criado pelas organizações. Mostraremos algumas formas de fazer isso durante o artigo.

Como criar reconhecimento de marca

Para criar reconhecimento de marca é preciso reunir uma série de fatores. Esses fatores tocam as mais diversas dimensões da realidade da empresa e do consumidor, como o branding, a identidade visual, o nicho de atuação, a emoção do público, a comunicação, entre outras coisas.

Confira, a seguir, algumas das formas de criar um reconhecimento da marca efetivo e diversamente efetivo:

Promova um branding adequado

O branding consiste nesse esforço para realizar a gestão da imagem que a empresa promove para o mercado. Nisso está incluso, sem dúvidas, o logotipo e a identidade visual. Mas, na verdade, trata-se de muito mais que isso.

Por isso, as marcas costumam definir o branding antes mesmo do lançamento da marca. Na verdade, trata-se do ponto de partida para que a marca seja construída com relevância real.

Um fator importante a ser considerado na construção do branding é a experiência. Cada vez mais, as marcas migram para a transmissão de experiências muito mais do que simplesmente vender produtos ou ofertar serviços.

Encontre o nicho de mercado específico

Um dos pontos mais fundamentais para o sucesso de uma empresa está no nicho de mercado. Atuar em segmentos muito amplos, sobretudo para marcas que ainda não têm um reconhecimento tão expandido, é nadar em mares desnecessariamente revoltos.

O caminho mais seguro para crescer é encontrar um nicho específico, com potencial de lucratividade, mas sem uma concorrência tão grande. Dessa forma, será mais fácil se estabelecer na mente do consumidor quando este pensar nesse nicho específico.

Mas, atenção: além de encontrar o nicho, é fundamental que a marca consiga identificar e comunicar um diferencial competitivo relevante.

Trabalhe as emoções

Existem diversas formas de gerar conexão com o cliente. As marcas que conseguem um elevado nível de reconhecimento, no entanto, só conseguem isso graças a um trabalho bem dedicado com as emoções.

Empresas que buscam reconhecimento de marca precisam, necessariamente, trabalhar as emoções humanas. Mas isso não pode ser feito de qualquer forma. A partir do branding, é fundamental entender qual a personalidade da marca. Com essa personalidade em vista, a marca pode comunicar seus valores e características se apoiando na emoção.

Na comunicação, isso torna os desenhos ainda mais práticos: uma empresa não deve vender um produto, mas convencer o cliente a respeito de um benefício.

Crie uma identidade visual efetiva

Ainda conforme o branding, a marca também deve contar com uma identidade visual efetiva. As cores exercem um papel central no modo como as pessoas percebem as empresas.

Se eu citar, por exemplo, as palavras “refrigerante” e “vermelho”, qual marca vem em sua mente? Com certeza a Coca-Cola. Isso acontece porque nosso cérebro tem uma facilidade de associar cores a determinados conteúdos. 

Ao criar uma identidade visual atraente e efetiva, gradualmente as pessoas irão perceber que aquele conjunto específico de cores tem relação com sua marca.

Tenha uma presença satisfatória nas mídias

A palavra “reconhecer” contém em si outra palavra: “conhecer”. Quem não é conhecido não pode ser reconhecido. Portanto, para que um trabalho de reconhecimento da marca seja desenvolvido, é fundamental que sua empresa garanta uma presença satisfatória nas redes sociais.

O ideal seria estar em todas as redes possíveis. Se você tem uma agência à sua disposição, atuar em diversas redes é uma possibilidade, mas essa não é a realidade da maioria das empresas.

Nesses últimos casos, a marca deve escolher aquela onde a maioria do público está presente e lá garantir uma publicação constante de conteúdo de qualidade.

Envolva os sentidos

A memória é diretamente estimulada pelos sentidos. Portanto, para um reconhecimento de marca efetivo, busque integrar tato, olfato, paladar, audição e visão nas experiências do cliente.

Uma forma de fazer isso é encontrar uma fragrância exclusiva que possa ser aplicada nos locais de atendimento ao público. Desse modo, sempre que a pessoa sentir um cheiro semelhante, se lembrará da marca.

Aqui há uma linha tênue: os sentidos devem ser trabalhados, mas sem excessos. Quem nunca teve uma experiência negativa com sons altos ou perfumes muito fortes? Sua marca deve ser promotora de boas experiências e nunca de experiências ruins.

Exemplos de marcas que trabalharam o reconhecimento

Um exemplo de marca que conseguiu trabalhar o reconhecimento com bastante eficiência é a Coca-Cola. Basta falarmos em refrigerante que, imediatamente, lembramos da marca. Isso foi construído a partir de boas práticas como as citadas acima, mas sobretudo pela qualidade do produto.

O mesmo podemos falar sobre celulares, por exemplo. Para você, qual a melhor marca de celular? Mesmo nunca tendo um telefone da marca iPhone, a maioria dos brasileiros responderia dessa forma. Por quê? Porque o reconhecimento de marca foi bem desenvolvido.

Conclusão

Neste artigo, conferimos um pouco mais sobre o reconhecimento da marca, definindo esse processo como a força que uma empresa tem para ser lembrada pelos consumidores. Vimos, sem seguida, um passo a passo para criar o reconhecimento de marca. Confira a seguir para relembrar:

  1. Promova um branding adequado
  2. Encontre o nicho de mercado específico
  3. Trabalhe as emoções
  4. Crie uma identidade visual efetiva
  5. Tenha uma presença satisfatória nas mídias
  6. Envolva os sentidos

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