Como Empresas Podem Otimizar Relacionamento Com Distribuidores
O relacionamento com distribuidores é essencial para empresas que contam com parceiros como canais de distribuição. Aprender a relacionar-se com eles, portanto, é essencial para o resultado das vendas e a percepção da imagem da marca frente ao público.
Embora o relacionamento seja um fator que deve estar presente em empresas dos mais diversos nichos, no caso de negócios que atuam diretamente com uma rede de distribuidores, tal importância eleva-se a um grau ainda maior.
Neste post, vamos dar razões para investir no relacionamento com distribuidores e, também, algumas dicas práticas. Confira:
Os distribuidores representam sua marca
Oficial ou extra oficialmente, os distribuidores são os representantes de uma marca frente ao consumidor final. Todo o esforço de marketing depende de como o distribuidor desempenha tanto a comunicação como outros fatores no ponto de venda.
Os distribuidores também são um canal de comunicação
Se uma empresa consegue atrair, reter, engajar e encantar um distribuidor, poderá contar com um canal poderoso de comunicação junto ao cliente final. Eles podem influenciar a lembrança de marca e, inclusive, aumentar a exposição do consumidor à marca.
Os distribuidores são influenciadores de decisão
No caso do distribuidor conhecer e fixar a marca, ele, que está em contato direto com o consumidor final, poderá indicar o produto em momentos de decisão, o que naturalmente afeta positivamente a jornada de compra e potencializará os esforços comerciais da marca.
Como relacionar-se com distribuidores?
Para relacionar-se com os distribuidores, em primeiro lugar, é necessário garantir que o mesmo conheça profundamente o produto, o que inclui as funcionalidades, especificações técnicas, e benefícios/vantagens para o consumidor.
Para empresas cuja rede de distribuição não se dedica 100% à marca, o cuidado deve ser redobrado: conquistar o distribuidor e fazê-lo perceber todo o valor do produto é essencial para otimizar os esforços de marketing.
Em segundo lugar, é essencial garantir treinamento qualificado para melhorar e potencializar o atendimento no ponto-de-venda e, portanto, do próprio distribuidor. Eles serão, de certo modo, o rosto da empresa para o consumidor, por isso é importante garantir que prestem um bom atendimento.
Em terceiro lugar, mas não menos importante, está a necessidade de zelar pela imagem da empresa e do produto para o distribuidor, por meio de ações promocionais, como por exemplo: branding estratégico, feiras e eventos, envio de materiais informativos, disparo de e-mails com avaliações positivas e depoimentos sobre o produto.
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