10 softwares de marketing que todo profissional deve conhecer
Softwares de marketing são instrumentos poderosos para facilitar o dia a dia de profissionais de marketing.
Eles ajudam a organizar o dia a dia do setor, a realizar campanhas online e offline e a mensurar resultados das ações desenvolvidas.
Para um profissional de marketing, portanto, conhecer as ferramentas de marketing é essencial para conseguir desenvolver seu trabalho com excelência.
Se você está procurando um conteúdo completo com os principais softwares de marketing, leia este post até o final.
Boa leitura!
O que é software de marketing?
Software de marketing é uma ferramenta utilizada pelo setor de marketing das empresas, com o objetivo de facilitar e até automatizar certos processos.
O software de marketing pode desempenhar diversas funções, desde a publicação de posts à gestão de marca.
Os softwares de marketing tem um papel central na produtividade de um time de marketing e, por isso, não podem ser negligenciados por profissionais ou gestores.
Qual a finalidade dos softwares de marketing?
Um software de marketing serve para diversas finalidades.
A primeira que vale a pena destacar é para organização. Embora as ferramentas de organização não sejam exclusivas de marketing, são essenciais para elevar a produtividade e evitar erros humanos e esquecimento de processos.
Além disso, ferramentas de marketing também são úteis para envio de e-mails e automações. Qualquer setor de marketing deve ter, pelo menos, um software de automação.
Mas há, também aqueles softwares de gerenciamento de redes sociais e anúncios, cuja utilidade está na atração de leads e clientes.
Por fim, destacamos os softwares de gestão e de relatórios, que ajudam na tomada de decisão estratégica.
Benefícios das ferramentas de marketing
As ferramentas de marketing colecionam vantagens para os profissionais e gestores de marketing.
A primeira vantagem está associada à economia de tempo. Ao utilizar certos softwares, processos que seriam desgastantes e levariam certo tempo, podem ser executados em apenas alguns segundos.
Os softwares de marketing conseguem, ainda, fornecer informações e dados úteis para tomadas de decisão mais assertivas.
Podem, ainda, auxiliar frontalmente na geração de leads, um dos mais poderosos ativos do marketing.
Uma pesquisa revelou que os profissionais de marketing conhecem as ferramentas, mas nem todos as utilizam. Procure, portanto, através do conteúdo deste post, identificar aquelas que podem ser úteis para seu dia a dia e comece a utilizá-las.
10 softwares de marketing que todo profissional deve conhecer
Diante do que foi exposto, fica evidente que as ferramentas de marketing são muito importantes para desempenhar papéis centrais do marketing.
Para te ajudar a conhecer as principais ferramentas, levantamos uma lista com os 10 softwares mais centrais no dia a dia de marketing. Confira:
1. Google Analytics
O Google Analytics figura como umas das principais ferramentas de marketing atualmente.
Isso porque a plataforma gratuita reúne diversas funcionalidades que se resumem a geração de relatórios e acompanhamento de métricas.
A instalação do Google Analytics é feita através de um código colocado no código-fonte das páginas do site.
A partir dessa instalação, será possível acompanhar as sessões dos usuários e o comportamento do mesmo em todo o site.
2. Trello
Nossa segunda ferramenta diz respeito à organização. Embora não seja um software de marketing, diretamente, o Trello é essencial para fazer a gestão de tempo e tarefas.
No plano gratuito a ferramenta já apresenta soluções suficientes para gerir pequenas equipes e demandas cotidianas de marketing.
Como sugestão, você criar um quadro divido em quatro colunas: atividades a fazer, fazendo, completadas e em aprovação.
3. MailChimp
O MailChimp é um dos softwares de marketing mais conhecidos do mundo. Com funcionalidades gratuitas, a plataforma consegue enviar e-mails, criar automações, formulários e muito mais.
Mais do que um simples serviço de e-mail, MailChimp é um software de automação de marketing.
Indicado sobretudo para setores de marketing que estão começando, devido seu preço acessível e uso intuitivo, também é utilizado por grandes empresas.
4. Canva
Já o Canva é um software de marketing voltado para design.
Embora seja mais utilizado por amadores que precisam criar artes, a plataforma pode quebrar um galho em casos emergenciais.
Mas, atenção: apesar de ser muito boa, a ferramenta não substitui um designer de verdade.
Um bom profissional de design vale outro, sobretudo hoje em dia em que as pessoas são cada vez mais visuais.
5. RD Station
Entre os softwares de marketing, o RD Station é um dos mais conhecidos entre profissionais de marketing.
A ferramenta foi desenvolvida para promover soluções de automação de marketing, por isso reúne funcionalidades como criação de formulários, landing pages, disparo de e-mails e criação de automação de marketing.
Antes acessível apenas a grandes empresas, atualmente o RD Station conta com planos bem acessíveis, inclusive para pequenas e médias organizações.
6. Google Sheets
Voltando ao assunto organização, o Google tem uma plataforma muito semelhante ao Excel e que, portanto, permite a criação e organização de planilhas.
E planilha é o sobrenome do marketing. Por isso, contar com uma ferramenta acessível e completa para criação de planilhas é essencial.
7. MLabs
Não poderíamos deixar de registrar ao menos uma plataforma voltada a gestão de mídias sociais.
Mlabs é uma das mais conhecidas ferramentas de marketing para gestão de mídias, já que possibilita a postagem em diversas redes, bem como gera relatórios de engajamento que ajudam a mensurar a qualidade do conteúdo.
Assista, no vídeo a seguir, um bate-papo com Rafael Kiso, fundador e CMO da MLabs, que foi recebido no podcast Pizza Com Marketing, que conta com o apoio do 21LIVE:
8. Google Ads
O Google Ads é um dos softwares de marketing que mais trazem resultado para as empresas.
Por meio dele, é possível fazer anúncios no mais buscador do mundo, com investimentos relativamente baixos, sobretudo quando comparado a investimentos em mídias tradicionais.
9. Facebook Ads
O Facebook Ads também é um grande destaque quando o assunto é anúncio pago.
Através da plataforma é possível veicular patrocinados tanto no Facebook como no Instagram, o que garante ótimos resultados em campanhas de lançamento de produtos e institucionais.
10. 21LIVE
E, por fim, temos o 21LIVE, um software para gestão de marca que possibilita a integração entre o setor de marketing e as agências, bem como uma padronização de comunicação para empresas que contam com diversas filiais ou são franquias.
Dentre as funções disponíveis estão: relatórios de acesso aos arquivos, solicitações via WhatsApp, organização de arquivos de marketing, armazenamento e muito mais.
Conclusão
Vimos, neste post, que softwares de marketing existem para facilitar o dia a dia dos profissionais, gerando economia de tempo, leads e dados úteis para tomada de decisão.
Você pôde conhecer, também, 10 ferramentas de marketing digital, sendo elas:
- Google Analytics;
- Trello;
- MailChimp;
- Canva;
- RD Station;
- Google Sheets;
- MLabs;
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- 21LIVE.
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