Como fazer tabloides para varejo?

O tabloide para varejo é uma ferramenta de marketing poderosíssima. Embora haja quem despreze esse tipo de recurso, o fato é que o varejo ainda se beneficia diretamente com o bom e velho tabloide que, hoje, assume formas distintas.

Engana-se quem acredita que o tabloide é só aquele papelzinho que recebemos na rua ou é deixado no portão de casa. Ele também está presente no WhatsApp e até nas redes sociais.

Algumas adaptações às novas tecnologias até podem ter sido feitas, mas a essência do tabloide continua a mesma. Neste artigo, mostraremos como fazer tabloides para varejo, com um passo a passo exclusivo.

Passo a passo: como fazer tabloides para varejo?

Um tabloide não pode ser feito de qualquer jeito. Muito pelo contrário, por trás daquelas imagens e textos, deve haver uma estratégia muito bem solidificada de comunicação. Essa estratégia deve reunir diversas informações como, por exemplo, o target ao qual o tabloide se direciona.

Cada tipo de negócio e público exigem uma linguagem própria. Por isso, sem estratégia o tabloide pode não cumprir o seu papel, que é o de incentivar o aumento das vendas. Além disso, confira a seguir um passo a passo prático para montagem do seu tabloide:

Passo 01: Defina o tamanho

O passo mais básico é justamente definir o tamanho do tabloide. Esse tamanho é influenciado por dois elementos: o primeiro é a quantidade de produtos a ser anunciada. O segundo é financeiro, e diz respeito ao budget disponível para impressão, uma vez que tamanhos distintos têm preços distintos.

Idealmente, o tabloide não pode ser muito grande. Quando é extenso demais, o cliente se sente desencorajado a ler até o final.

Com relação às folhas, o mais comum é que tenha tamanho A4, mas isso não é uma regra.

Passo 02: Escolha o padrão de cores

O tabloide é um recurso visual e, por isso, os elementos gráficos e as cores merecem uma atenção especial. Cores muito apagadas não conseguirão atrair a atenção do cliente, enquanto cores fortes em excesso podem causar um desconforto visual.

Como recomendação, o ideal é utilizar as cores da marca, de modo a melhorar a lembrança da marca. Em datas especiais, como Natal, Páscoa ou dia das mães, é fundamental dar uma variada na paleta de cores escolhida.

Passo 03: Estude uma organização estratégica dos produtos

A organização dos produtos também merece ser muito bem pensada. Mais uma vez, a estratégia entra em cena. Isso já é uma prática na organização da loja física do varejo. Existe uma lógica por trás da disposição dos produtos no PDV. E não pode ser diferente no tabloide.

Mas não adianta complicar demais. A organização estratégica dos produtos no tabloide pode ser feita com certa facilidade. Basta destacar os produtos mais vendidos na primeira página e, nas seguintes, dividir por setor.

Passo 04: Divulgue nos canais certos

Já foi o tempo que o tabloide servia apenas para ficar pendurado nos portões por aí. Atualmente, este pode ser produzido e veiculado em diversos canais, como no WhatsApp, no Instagram e até no Facebook.

E que tal ter um grupo de ofertas com os clientes da loja varejista no WhatsApp? Neste grupo, além do tabloide em formato digital, também podem ser enviados cupons e descontos exclusivos.

Passo 05: Use imagens em alta resolução

Imagens com baixa resolução prejudicam a experiência do cliente no tabloide. Por isso, é fundamental garantir que todo o material utilizado seja de qualidade, de modo que o consumidor seja conquistado pelos olhos.

Naturalmente, a imagem ficará menor no impresso, mas se a resolução estiver comprometida, mesmo pequena poderá gerar desconforto visual. Considerando ainda que tabloides para varejo não servem mais exclusivamente para impressão, vale a pena destacar que nos canais digitais qualquer problema de resolução fica ainda mais evidente.

Passo 06: Use um bom papel

Uma questão fundamental é a escolha do papel utilizado na impressão. Mesmo com as limitações de orçamento, é muito importante pesquisar bem antes de definir o papel utilizado, de modo a garantir que o cliente receba a impressão no melhor papel possível.

Passo 07: Conte com uma plataforma que facilite a criação e edição

Para facilitar o processo, o ideal é contar com uma plataforma que facilite a criação e edição de tabloides. O 21LIVE desempenha este papel. Através do software, é possível subir as imagens em alta resolução e editar os tabloides com apenas alguns cliques.

O primeiro passo é cadastrar os produtos e as fotos, classificando-os por categorias. Um grande diferencial é que também é possível salvar uma descrição para cada item e uma unidade de medida padrão.

Depois, na tela de edição, basta selecionar os produtos que devem integrar o tabloide e serão automaticamente carregadas as descrições, fotos e unidade de medida (quando houver).

Confira, no vídeo a seguir, como o 21LIVE funciona na prática:

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir como fazer tabloides para varejo. Antes de encerrarmos, vale a pena relembrarmos o passo a passo exclusivo:

  1. Defina o tamanho do papel
  2. Escolha o padrão de cores
  3. Estuda uma organização estratégica dos produtos
  4. Divulgue nos canais certos
  5. Use imagens em alta resolução
  6. Use um bom papel
  7. Conte com uma plataforma que facilite a criação e edição

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