Verba compartilhada de marketing: o sonho que virou realidade

Verba compartilhada de marketing é uma ferramenta poderosa para potencializar a comunicação de empresas maiores, sobretudo em redes, franquias e organizações que trabalham com distribuidores.

Afinal, o mundo corporativo exige a criação de uma cultura de colaboração, para que todos tenham excelentes resultados.

A verba compartilhada é um recurso poderoso nesse sentido, já que une os diversos interessados em prol de um resultado que beneficie a todos.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre verba compartilhada e como fazer o seu gerenciamento da melhor forma.

Boa leitura!

O que é verba compartilhada de marketing?

A verba compartilhada de marketing é uma maneira de distribuir verbas para que filiais, distribuidores ou unidades possam investir localmente em marketing. Essa distribuição pode ocorrer antes de uma campanha ou através do reembolso de um valor investido.

Verba compartilhada também é representada pelas siglas VPC ou VMC, que significam Verba de Propaganda Cooperada ou Verba de Marketing Cooperada, respectivamente.

Esse processo é bastante comum em empresas com diversas filiais ou unidades, embora uma dificuldade comum seja gerenciar a distribuição e comprovar a correta utilização.

Como a verba compartilhada de marketing é distribuída?

A verba compartilhada pode ser enviada através de dinheiro ou produtos bonificados. As empresas, nesse sentido, são bastante criativas. A grande dificuldade não está na distribuição, mas justamente no gerenciamento.

De forma mais arcaica, algumas empresas fazem esse gerenciamento por e-mails e planilhas, mas a dificuldade de organizar as informações pode acabar em desorganização.

Não é incomum, por exemplo, algumas rusgas entre os setores de marketing e o setor financeiro. Uma necessidade das empresas é, portanto, uma ferramenta ou um software que consiga fazer a gestão da verba compartilhada.

Benefícios da verba compartilhada de marketing

A verba compartilhada é ideal para favorecer alguns resultados da empresa. É uma maneira de descentralizar as ações de marketing, conseguindo maior eficiência ao nível local.

Uma comunicação ampla não terá, naturalmente, o mesmo sucesso de campanhas com maior foco local, justamente porque existem públicos que somente a força local das filiais poderão alcançar.

Além dessa centralização positiva, existem outros resultados sentidos por empresas que utilizam a verba compartilhada. Confira:

Impulsiona os resultados da franquia ou rede

Esse modelo de distribuição de verba está diretamente relacionado com o crescimento dos resultados de uma empresa. Isso é naturalmente uma consequência de um investimento local e segmentado.

Ora, são as filiais que, por estarem imersas na cultura local, conseguirão identificar a melhor abordagem e os canais ideais para investimento.

Quando há otimização dos resultados locais, o todo é beneficiado. Deve ser criado, no entanto, uma forma de uniformizar a comunicação, evitando comunicações muito díspares entre uma localidade e outra.

Otimiza os investimentos em marketing

Divisão é uma coisa que ninguém quer. Mas, no marketing, às vezes a divisão não é apenas aceitável, mas necessária.

Ao realizar um investimento massivo em uma comunicação, mídia ou canal, a empresa estará apostando todas as suas fichas em um único caminho. Em contrapartida, quando esse investimento é pulverizado em diversos outros canais e localidades, as chances de resultados positivos são ainda melhores.

A verba compartilhada consegue justamente esse resultado, já que garante um investimento mais focado localmente.

Crescimento do ROI

O aumento do ROI é uma das métricas mais buscadas pelos setores de marketing.

A verba compartilhada consegue promover exatamente isso, já que um mesmo valor aplicado em diversas ações locais tende a apresentar resultados muito melhores do que um único investimento nacional.

Comunicar persona e individualmente tende a apresentar resultados muitos melhores. A verba compartilhada consegue mover a empresa justamente por esse caminho.

Uma campanha nacional não consegue falar diretamente às pessoas tanto quanto uma comunicação local.

Estímulo para comunicações locais

Quando unidades e filiais dependem exclusivamente de uma comunicação nacional, os resultados são prejudicados. É necessário, portanto, dar um estímulo especial para que as comunicações locais sejam realizadas.

A verba compartilhada de marketing consegue promover justamente esse estímulo, não apenas pelo dinheiro enviado, mas sobretudo pelos resultados percebidos.

Quando os resultados forem percebidos, as próprias filiais quererão investir mais.

Como mensurar os resultados da verba compartilhada

A mensuração é um ponto importante da verba compartilhada de marketing. Isso porque, sem dados, é complicado comprovar a utilização da verba e confirmar os resultados.

Mas conseguir essa mensuração e acompanhamento é uma dificuldade. Afinal, como mensurar os resultados? Ou como comprovar o uso da verba pelas unidades?

Em primeiro lugar, é preciso definir a natureza da verba compartilhada, que existe para promover mais vendas locais, e não para manutenção da marca. Por isso, a principal métrica é justamente o impacto no volume de vendas.

Para comprovar o uso da verba, o ideal é utilizar um software capaz de fazê-lo.

Como implementar a verba compartilhada

A verba compartilhada precisa ser implementada com atenção, para que todos os envolvidos tenham clareza de como a verba deve ser utilizada.

O marketing deve, antes de tudo, criar uma estratégia para uso da verba que, naturalmente, não pode ser distribuída e nem utilizada sem qualquer tipo de critério.

É ideal, inclusive, determinar para qual campanha o dinheiro deve ser revertido, sempre buscando meios de mensurar e comprovar os resultados e investimentos da ação.

Como controlar a verba compartilhada

gestão de verba compartilhada de marketing software

A utilização de um software é o caminho ideal para controlar, distribuir e comprovar a verba compartilhada.

Recentemente, o 21LIVE lançou uma funcionalidade que consegue realizar justamente isso, dividindo cada verba disponível por campanha ou ação, controlando a quantia disponível para uso, pendente de aprovação, pendente de comprovação e, por fim, a verba comprovada

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