Verba cooperada de marketing: não deixe seu dinheiro na mesa
Verba cooperada de marketing é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas, sobretudo em redes, franquias e organizações que trabalham com distribuidores. Ela tem como objetivo reunir recursos de várias fontes para que seja possível realizar uma ação de marketing.
Afinal, o mundo corporativo exige a criação de uma cultura de colaboração, para que todos tenham excelentes resultados.
A verba cooperada é um recurso poderoso nesse sentido, já que une os diversos interessados em prol de um resultado que beneficie a todos.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre verba cooperada e como fazer o seu gerenciamento da melhor forma.
Boa leitura!
O que é verba cooperada de marketing?
Verba cooperada de marketing é um tipo de financiamento em que empresas que desejam promover seus produtos ou serviços compartilham os custos de publicidade com seus parceiros. Neste esquema, cada empresa contribui com a verba para financiar a campanha, sendo então compartilhada entre eles.
Esta estratégia é usada com frequência em empresas que desejam aumentar o alcance e a visibilidade de suas marcas, mas não têm orçamento para investir em publicidade sozinhos.
Esse processo é bastante comum em empresas com diversas filiais ou unidades, embora uma dificuldade comum seja gerenciar a distribuição e comprovar a correta utilização.
Como a verba cooperada de marketing é distribuída?
A verba cooperada de marketing é distribuída entre os parceiros de marketing de acordo com seus respectivos acordos.
A quantia é usualmente dividida entre os parceiros de acordo com suas contribuições para o sucesso de uma campanha de marketing. Por exemplo, se um parceiro for responsável por fornecer acesso a um determinado público-alvo, ele pode receber uma parte maior da verba cooperada de marketing. Outros parceiros podem receber uma parte menor da verba, dependendo de suas contribuições para a campanha.
A verba cooperada pode ser enviada através de dinheiro ou produtos bonificados. As empresas, nesse sentido, são bastante criativas. A grande dificuldade não está na distribuição, mas justamente no gerenciamento.
De forma mais arcaica, algumas empresas fazem esse gerenciamento por e-mails e planilhas, mas a dificuldade de organizar as informações pode acabar em desorganização.
Não é incomum, por exemplo, algumas rixas entre os setores de marketing e o setor financeiro. Uma necessidade das empresas é, portanto, uma ferramenta ou um software que consiga fazer a gestão da verba cooperada
Benefícios da verba cooperada de marketing
A Verba Cooperada de Marketing é uma forma inteligente e eficiente de alcançar resultados positivos para o marketing de seu negócio. Ela permite que as empresas compartilhem os custos de marketing, ao mesmo tempo, em que se beneficiam de uma maior alcance e visibilidade de sua marca.
Além disso, ela auxilia reduzindo o custo de campanhas de marketing, pois todas as empresas participantes se comprometem a contribuir com uma porcentagem do orçamento para campanhas compartilhadas.
Além dessa centralização positiva, existem outros resultados sentidos por empresas que utilizam a verba cooperada. Confira:
Impulsiona os resultados da franquia ou rede
Esse modelo de distribuição de verba está diretamente relacionado com o crescimento dos resultados de uma empresa. Isso é naturalmente uma consequência de um investimento local e segmentado.
Ora, são as filiais que, por estarem imersas na cultura local, conseguirão identificar a melhor abordagem e os canais ideais para investimento.
Quando há otimização dos resultados locais, o todo é beneficiado. Deve ser criado, no entanto, uma forma de uniformizar a comunicação, evitando comunicações muito díspares entre uma localidade e outra.
Otimiza os investimentos em marketing
Divisão é uma coisa que ninguém quer. Mas, no marketing, às vezes a divisão não é apenas aceitável, mas necessária.
Ao realizar um investimento massivo em uma comunicação, mídia ou canal, a empresa estará apostando todas as suas fichas em um único caminho. Em contrapartida, quando esse investimento é pulverizado em diversos outros canais e localidades, as chances de resultados positivos são ainda melhores.
A verba cooperada consegue justamente esse resultado, já que garante um investimento mais focado localmente.
Crescimento do ROI
O aumento do ROI é uma das métricas mais buscadas pelos setores de marketing.
A verba cooperada consegue promover exatamente isso, já que um mesmo valor aplicado em diversas ações locais tende a apresentar resultados muito melhores do que um único investimento nacional.
Comunicar persona e individualmente tende a apresentar resultados muitos melhores. A verba cooperada consegue mover a empresa justamente por esse caminho.
Uma campanha nacional não consegue falar diretamente às pessoas tanto quanto uma comunicação local.
Estímulo para comunicações locais
Quando unidades e filiais dependem exclusivamente de uma comunicação nacional, os resultados são prejudicados. É necessário, portanto, dar um estímulo especial para que as comunicações locais sejam realizadas.
A verba cooperada de marketing consegue promover justamente esse estímulo, não apenas pelo dinheiro enviado, mas sobretudo pelos resultados percebidos.
Quando os resultados forem percebidos, as próprias filiais quererão investir mais.
Como mensurar os resultados da verba cooperada
A mensuração é um ponto importante da verba cooperada de marketing. Isso porque, sem dados, é complicado comprovar a utilização da verba e confirmar os resultados.
Os resultados da verba cooperada irá avaliar o impacto das atividades financiadas pelo programa. Isso pode ser feito por meio de entrevistas com as partes interessadas, como empresários locais, funcionários e membros da comunidade, para compreender melhor o impacto do programa.
Mas conseguir essa mensuração e acompanhamento é uma dificuldade. Afinal, como mensurar os resultados? Ou como comprovar o uso da verba pelas unidades?
Em primeiro lugar, é preciso definir a natureza da verba cooperada, que existe para promover mais vendas locais, e não para manutenção da marca. Por isso, a principal métrica é justamente o impacto no volume de vendas.
Para comprovar o uso da verba, o ideal é utilizar um software capaz de fazê-lo.
Como implementar a verba cooperada
A verba cooperada precisa ser implementada com atenção, de modo que a cooperativa possa garantir o retorno dos recursos ao banco, bem como o repasse para os membros.
O marketing deve, antes de tudo, criar uma estratégia para uso da verba que, naturalmente, não pode ser distribuída e nem utilizada sem qualquer tipo de critério.
É ideal, inclusive, determinar para qual campanha o dinheiro deve ser revertido, sempre buscando meios de mensurar e comprovar os resultados e investimentos da ação.
Assista ao vídeo e saiba como controlar a verba cooperada
A utilização de um software é o caminho ideal para controlar, distribuir e comprovar a verba cooperada. Não deixe a verba cooperada na mesa, conheça uma forma super fácil de distribuí-la.
Recentemente, o 21LIVE lançou uma funcionalidade que consegue realizar justamente isso, dividindo cada verba disponível por campanha ou ação, controlando a quantia disponível para uso, pendente de aprovação, pendente de comprovação e, por fim, a verba comprovada
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