Padronização da comunicação com redes e distribuidores

A marca tem um poder irresistível.

Esse poder é construído por diversos fatores, entre os quais a identidade visual.

Nem todas as marcas, infelizmente, têm consciência da força de uma identidade visual padronizada.

Essa força ficou evidenciada, por exemplo, quando a atriz americana Zendaya postou uma foto em suas redes sociais e, devido a cor azul, fez os brasileiros pensarem tratar-se de uma propaganda da TIM.

padronização da comunicação

Isso tudo é verdade para qualquer tipo de empresa, mas sobretudo para redes e distribuidores.

Neste artigo, vamos refletir sobre esse assunto e apresentar como é possível implantar uma padronização da comunicação.

Boa leitura!

A importância da padronização da comunicação

E não se trata de exagero, não. A padronização da comunicação é realmente um fator essencial para redes, distribuidores e franquias.

Sem uma padronização da comunicação, empresas podem estar desperdiçando parte de seu potencial comercial.

Confira, a seguir, alguns benefícios consequentes à padronização da comunicação:

Gera consumidores engajados

Uma marca precisa gerar movimento para conseguir crescer.

Empresas que focam apenas em resultados comerciais imediatos, cedo ou tarde perderão seu espaço no mercado.

Ao contrário, empresas que investem na criação de uma marca forte capaz de movimentar os consumidores, essas sobrevivem por longos períodos.

Isso é expresso, por exemplo, na política. O político é uma marca. Vence aquele que consegue engajar um maior número de pessoas em volta muito mais da sua pessoa do que de suas ideias.

É o que explica, por exemplo, o porquê uma grande quantidade de pessoas que votaram em candidatos de determinado espectro político em uma eleição, votaram em outro do lado completamente diferente em outra ocasião.

Uma boa marca gera movimento. Movimento gera engajamento.

Posiciona melhor a marca no cérebro

Todos nós temos rankings das marcas em nosso cérebro. É como uma classificação, que pode ser baseada em fatores como qualidade, custo-benefício ou preço.

Um bom trabalho de marca é aquele que consegue fazer com que os consumidores coloquem determinada marca em uma melhor posição em seus rankings pessoais.

Qual o melhor refrigerante que existe?

A resposta para essa pergunta revela que essa marca presente em sua resposta fez o melhor trabalho de marca com você.

A padronização da comunicação é preparar uma marca para ser lembrada.

Potencializa o impacto da marca

O impacto da marca é definido a partir das experiências que os clientes têm com a mesma. Essa experiência é fortemente influenciada pela identidade visual.

A sua marca precisa de padronização da comunicação para que consiga amplificar o poder de influência da sua empresa.

Os problemas da falta de padronização da comunicação em redes e distribuidores

Se a padronização da comunicação tem efeitos muito positivos, o contrário também é verdade.

Quando empresas de atuação em grandes áreas geográficas não contam com uma comunicação coerente, as chances de dinheiro estar sendo jogado no lixo são grandes.

Isso acontece porque empresas do tipo geralmente atuam no modelo de redes, distribuidores e franquias.

Em todos esses casos, a marca oficial depende daquela unidade de atuação local.

Quando não há padronização da comunicação, problemas começam a surgir. Alguns exemplos são:

Diminuição da lembrança de marca

Para ser lembrado é preciso ser visto e reconhecido.

Quando não há padronização na identidade visual de filiais e franquias, as chances dos clientes não conseguirem identificar a empresa com facilidade são bem grandes.

Sem uma unidade comunicacional, a marca não consegue se expandir e aumentar a penetração de mercado.

Por isso, um trabalho de unificação da comunicação das redes é essencial.

Menores resultados em vendas

Quando uma marca perde forças, é consequência ver os números caírem.

Segundo pesquisa divulgada no portal UOL, as pessoas preferem comprar marcas que confiam, mesmo que não representem o preço menor.

Essa confiança que está presente na percepção do cliente é o resultado da soma entre experiência e marca.

Isso significa que, ao investir em marca e experiência, seu produto será mais vendido.

Em contrapartida, se há uma verdadeira confusão na identidade da sua empresa, isso representará problemas nos resultados em vendas.

Confiança afetada

A falta de padronização da comunicação, portanto, afeta também a confiança que o consumidor tem nas empresas.

Quando acaba a confiança, dificilmente uma marca conseguirá recuperar um cliente. A identidade visual exerce um papel subjetivo na construção da marca.

[Passo a passo] Como implantar a padronização da comunicação?

Ok, você já entendeu que a padronização da comunicação é importante e que, portanto, trabalhar a identidade visual é um elemento essencial, não é mesmo?

Pois bem, agora vamos observar como fazer a implantação da padronização da comunicação de forma prática. Confira:

Faça um evento de alinhamento

Reúna os parceiros, redes e distribuidores para uma reunião de alinhamento.

Muitas empresas já têm encontros do tipo com certa frequência. Se não é o caso da sua, essa reunião pode acontecer online mesmo.

Nessa reunião, apresente o projeto de padronização da comunicação e garanta que todos os parceiros tiveram um perfeito entendimento.

Explique a importância da identidade visual

Não deixe de frisar, inclusive, o quão importante é a identidade visual e qual o impacto de uma identidade nos resultados da empresa.

Essa explicação é, talvez, o ponto mais importante de todos. Afinal, se os parceiros abraçarem a ideia da padronização da comunicação, ninguém poderá parar esse movimento.

Disponibilize materiais personalizáveis para download

Mas não adianta anunciar uma mudança, apresentar a identidade e deixar os parceiros à mercê da sorte.

É essencial disponibilizar materiais personalizáveis para download, onde o parceiro possa alterar dados como telefone, e-mail e endereço.

Conte com um brandcenter

Tenha uma plataforma que reúna elementos de identidade visual em um só lugar, para facilitar o acesso por parte da rede.

Experimente, também, disponibilizar os elementos da marca em uma plataforma que possibilite mensurar e monitorar o acesso e uso por parte da rede.

Esteja aberto a solicitações

Se a rede precisar de algum tipo de peça ou material, tenha um espaço onde eles possam fazer tais solicitações.

Imagine, por exemplo, que uma unidade fará um evento de lançamento e não tem uma imagem para postar nas redes sociais.

Para evitar que a unidade crie uma imagem pouco profissional e despadronizada no Canva, por exemplo, permita que ela solicite imagens profissionais e padronizadas junto à marca, evitando problemas de identidade visual.

Conclusão

Que tal uma ajudinha na padronização da sua comunicação? Conte com o 21LIVE para isso. Um software completo que permite fazer a gestão da sua marca de forma facilitada, além de favorecer o contato com redes e unidades.