5 ações importantes de marketing para franquias
Marketing para franquias representa um desafio para gestores e analistas de marketing. Isso porque esse modelo de negócio traz consigo uma série de particularidades que exigem ações especiais para se conseguir obter resultados verdadeiramente satisfatórios.
Quando essas particularidades são consideradas, é possível desenvolver ações e campanhas ao nível de rede, de modo a aumentar a lembrança da marca e atrair um grande número de clientes para cada unidade da franquia.
Neste artigo vamos falar de marketing para franquias e algumas ações que podem ser tomadas para melhorar os resultados dessas redes.
Como funciona o marketing para franquias?
O marketing para franquias, como dissemos, tem uma série de particularidades. A primeira e mais evidente é a necessidade de regionalização da marca.
Embora a franquia deva ter uma certa padronização na identidade visual e na linguagem, também há a necessidade de adaptar certos elementos da comunicação para a realidade local.
Além da regionalização, há também o desafio da ampliação do público. Empresas normais precisam preocupar-se apenas com o cliente final. Mas no caso das franquias, além do cliente final, também deve haver campanhas para captação de novos franqueados.
Como divulgar uma franquia?
A divulgação de uma franquia deve ocorrer a partir de uma forte parceria entre a direção da rede e as unidades. Nesse sentido, um bom recurso é a verba cooperada, que consiste em um valor que a central destina para que as unidades usem em propaganda em marketing.
Além do envio direto, a verba cooperada também pode acontecer através do reembolso de parte do dinheiro investido pelas unidades.
Essa parceria é essencial para garantir que os esforços de comunicação estão sendo otimizados localmente, já que gerenciar isso de um único posto de trabalho nacionalmente será praticamente impossível.
Como melhorar a comunicação de uma franquia?
A comunicação de uma franquia pode ser melhorada, sobretudo, a partir de um planejamento, executado com atenção pelas unidades individuais da rede.
Mas o sucesso da comunicação da franquia depende do engajamento dos franqueados. Por isso, para melhorar a comunicação de uma franquia é essencial promover ações que estimulem a participação dos franqueados.
Alguns exemplos são:
- encontros presenciais;
- webinars;
- seminários;
- envio de material exclusivo para a liderança da franquia.
Tudo isso deve adotar uma linguagem informativa, garantindo que os franqueados saibam detalhes da comunicação que será executada nos próximos meses. No entanto, a linguagem também deve ser exclusiva, já que o franqueado precisa sentir-se especialmente quisto pela direção da rede.
Como fazer marketing eficiente?
Um marketing eficiente para franquias depende da execução do arroz com feijão bem feito. Ou seja, as ferramentas básicas de marketing devem ser aplicadas com atenção e com o cuidado de mensurar cada fase das operações.
Nesse sentido, existe uma série de softwares básicos e essenciais para o marketing de uma franquia.
5 ações de marketing para franquias
Mas, afinal, quais são as ações de marketing mais eficientes que podem ser aplicadas no marketing de uma franquia? Ora, resumidamente, são as mesmas ações que qualquer outra empresa também deve realizar.
No entanto, mais uma vez, reforçamos: é necessário considerar as particularidades de uma franquia. Para compreender tudo isso na prática, confira a seguir uma seleção de 5 ações de marketing essenciais para franquias:
Crie um plano de marketing
A primeira e mais básica ação diz respeito à criação de um bom plano de marketing, capaz de orientar as demais ações que destacamos a seguir.
A descentralização das franquias deve ser vencida com um plano de marketing bem definido e consistente. Caso contrário, existem grandes chances da rede não conseguir alcançar os resultados pretendidos.
O plano de marketing deve ter, entre outros elementos, um objetivo bem claro, descrição do público-alvo, análise SWOT, descrição das atividades e campanhas a serem desenvolvidas, verba liberada, prazos, métricas de referência, etc.
Tenha redes sociais ativas
Uma franquia também deve garantir que as redes sociais sejam bem ativas. É importante fornecer materiais para que as unidades consigam estabelecer a comunicação ao nível local.
No entanto, uma coisa não pode ser esquecida: a rede também deve contar com uma rede social principal, que deverá interagir com as redes locais.
A atividade dessas redes precisa ser marcada pela interatividade, estimulada a partir de posts, stories e enquetes.
Padronize a identidade visual
A padronização da identidade visual é um assunto que recorrentemente volta à pauta aqui em nosso blog. Isso porque, pensar nisso, é essencial para que as empresas consigam desenvolver uma comunicação consistente.
Por meio dessa padronização, é possível alcançar:
- consumidores engajados;
- melhor posicionamento da marca;
- aumento do impacto da marca.
Para conseguir essa padronização, é importante garantir que toda a rede compreenda a importância da identidade visual. Além disso, disponibilizar uma forma dos franqueados acessarem materiais com a identidade visual também é uma boa prática.
Produza material de comunicação para toda a rede
Do ponto de vista de marketing, não é muito interessante deixar a mercê de cada unidade produzir seus materiais de comunicação. Isso gerará despadronização e efeitos bastante negativos para a marca.
Por isso, centralizar essas produções é uma boa ideia. Deixar um canal aberto para solicitações das unidades é essencial, caso o processo de centralização seja implantado.
Para fazer isso, será preciso contar com um software de gestão de ativos digitais, capaz não apenas de armazenar e distribuir os materiais de comunicação, mas também permitir sua personalização.
Execute campanhas de geração de leads
Por fim, uma última ação mais que essencial é executar campanhas de geração de leads. Essas campanhas podem ser feitas a partir da rede que, de alguma forma, distribuirá os leads para os franqueados.
A alternativa a isso é, por meio de verba cooperada, distribuir um budget para que as unidades executem as campanhas localmente.
Somada à geração de leads, também é recomendável desenvolver campanhas de e-mail marketing, garantindo que os leads permaneçam engajados com o tempo.
Conclusão
Já pensou em um software onde é possível distribuir ativos de marketing para toda a rede de franqueados, disponibilizar arquivos para personalização, ter um canal para solicitações de peças de marketing e, ainda, fazer o gerenciamento de verba cooperada?
Parece utopia, mas esse software existe: o 21LIVE é o sistema ideal para franquias, redes e distribuidores. Entre em contato conosco e saiba mais.