Como fazer tabloides para varejo?
O tabloide para varejo é uma ferramenta de marketing poderosíssima. Embora haja quem despreze esse tipo de recurso, o fato é que o varejo ainda se beneficia diretamente com o bom e velho tabloide que, hoje, assume formas distintas.
Engana-se quem acredita que o tabloide é só aquele papelzinho que recebemos na rua ou é deixado no portão de casa. Ele também está presente no WhatsApp e até nas redes sociais.
Algumas adaptações às novas tecnologias até podem ter sido feitas, mas a essência do tabloide continua a mesma. Neste artigo, mostraremos como fazer tabloides para varejo, com um passo a passo exclusivo.
Passo a passo: como fazer tabloides para varejo?
Um tabloide não pode ser feito de qualquer jeito. Muito pelo contrário, por trás daquelas imagens e textos, deve haver uma estratégia muito bem solidificada de comunicação. Essa estratégia deve reunir diversas informações como, por exemplo, o target ao qual o tabloide se direciona.
Cada tipo de negócio e público exigem uma linguagem própria. Por isso, sem estratégia o tabloide pode não cumprir o seu papel, que é o de incentivar o aumento das vendas. Além disso, confira a seguir um passo a passo prático para montagem do seu tabloide:
Passo 01: Defina o tamanho
O passo mais básico é justamente definir o tamanho do tabloide. Esse tamanho é influenciado por dois elementos: o primeiro é a quantidade de produtos a ser anunciada. O segundo é financeiro, e diz respeito ao budget disponível para impressão, uma vez que tamanhos distintos têm preços distintos.
Idealmente, o tabloide não pode ser muito grande. Quando é extenso demais, o cliente se sente desencorajado a ler até o final.
Com relação às folhas, o mais comum é que tenha tamanho A4, mas isso não é uma regra.
Passo 02: Escolha o padrão de cores
O tabloide é um recurso visual e, por isso, os elementos gráficos e as cores merecem uma atenção especial. Cores muito apagadas não conseguirão atrair a atenção do cliente, enquanto cores fortes em excesso podem causar um desconforto visual.
Como recomendação, o ideal é utilizar as cores da marca, de modo a melhorar a lembrança da marca. Em datas especiais, como Natal, Páscoa ou dia das mães, é fundamental dar uma variada na paleta de cores escolhida.
Passo 03: Estude uma organização estratégica dos produtos
A organização dos produtos também merece ser muito bem pensada. Mais uma vez, a estratégia entra em cena. Isso já é uma prática na organização da loja física do varejo. Existe uma lógica por trás da disposição dos produtos no PDV. E não pode ser diferente no tabloide.
Mas não adianta complicar demais. A organização estratégica dos produtos no tabloide pode ser feita com certa facilidade. Basta destacar os produtos mais vendidos na primeira página e, nas seguintes, dividir por setor.
Passo 04: Divulgue nos canais certos
Já foi o tempo que o tabloide servia apenas para ficar pendurado nos portões por aí. Atualmente, este pode ser produzido e veiculado em diversos canais, como no WhatsApp, no Instagram e até no Facebook.
E que tal ter um grupo de ofertas com os clientes da loja varejista no WhatsApp? Neste grupo, além do tabloide em formato digital, também podem ser enviados cupons e descontos exclusivos.
Passo 05: Use imagens em alta resolução
Imagens com baixa resolução prejudicam a experiência do cliente no tabloide. Por isso, é fundamental garantir que todo o material utilizado seja de qualidade, de modo que o consumidor seja conquistado pelos olhos.
Naturalmente, a imagem ficará menor no impresso, mas se a resolução estiver comprometida, mesmo pequena poderá gerar desconforto visual. Considerando ainda que tabloides para varejo não servem mais exclusivamente para impressão, vale a pena destacar que nos canais digitais qualquer problema de resolução fica ainda mais evidente.
Passo 06: Use um bom papel
Uma questão fundamental é a escolha do papel utilizado na impressão. Mesmo com as limitações de orçamento, é muito importante pesquisar bem antes de definir o papel utilizado, de modo a garantir que o cliente receba a impressão no melhor papel possível.
Passo 07: Conte com uma plataforma que facilite a criação e edição
Para facilitar o processo, o ideal é contar com uma plataforma que facilite a criação e edição de tabloides. O 21LIVE desempenha este papel. Através do software, é possível subir as imagens em alta resolução e editar os tabloides com apenas alguns cliques.
O primeiro passo é cadastrar os produtos e as fotos, classificando-os por categorias. Um grande diferencial é que também é possível salvar uma descrição para cada item e uma unidade de medida padrão.
Depois, na tela de edição, basta selecionar os produtos que devem integrar o tabloide e serão automaticamente carregadas as descrições, fotos e unidade de medida (quando houver).
Confira, no vídeo a seguir, como o 21LIVE funciona na prática:
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir como fazer tabloides para varejo. Antes de encerrarmos, vale a pena relembrarmos o passo a passo exclusivo:
- Defina o tamanho do papel
- Escolha o padrão de cores
- Estuda uma organização estratégica dos produtos
- Divulgue nos canais certos
- Use imagens em alta resolução
- Use um bom papel
- Conte com uma plataforma que facilite a criação e edição
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