O que fazer ao assumir a gestão de marketing de uma organização

O papel de um gestor de marketing é essencial para estruturar as atividades da área e garantir que elas contribuam efetivamente para o alcance dos objetivos organizacionais em curto, médio e longo prazo. 

Com uma gestão de marketing adequada, a empresa pode fortalecer o relacionamento com o mercado, traçar estratégias de desenvolvimento e diferenciação, criar valor para os clientes e, consequentemente, tornar-se mais competitiva.

Neste texto, discutimos os pilares fundamentais da gestão de marketing, como encontrar a melhor metodologia, fazer a gestão de equipes, promover um bom ambiente de trabalho e mensurar os resultados obtidos. 

Se você está assumindo a gestão de marketing de uma organização, confira estas dicas práticas para implementar uma boa gestão e colher bons frutos a curto e longo prazo.

O que faz um gestor de marketing?

Não é imprescindível que empresas de pequeno porte possuam um departamento de marketing ou um gestor específico para esta área. Em algumas situações, equipes reduzidas não contam com um setor exclusivo para tratar de questões de marketing.

Contudo, a presença de uma área específica e de um gestor responsável por liderá-la denota que a empresa valoriza a importância do marketing. O gestor de marketing possui expertise no ramo, compreende as peculiaridades do mercado e sabe como desenvolver estratégias eficazes.

Além disso, é capaz de gerenciar equipes e coordenar processos para alcançar os resultados desejados pela empresa.

Dessa forma, o gestor de marketing tem como missão primordial colocar a área em ordem e garantir que ela funcione adequadamente.

Para que serve a gestão de marketing

O principal objetivo da gestão de marketing é estruturar as atividades da área para que elas contribuam de forma efetiva para o alcance dos objetivos organizacionais em curto, médio e longo prazo.

Essa organização permite que as atividades tenham um propósito definido, sejam baseadas em estudos, guiadas por estratégias e conduzidas por processos eficientes, o que é fundamental para o marketing produzir resultados satisfatórios.

Com essa estruturação, o marketing é capaz de fortalecer o relacionamento com o mercado. A empresa passa a estar mais atenta às demandas e necessidades dos seus públicos-alvo, utilizando essas informações para guiar suas estratégias e gerar valor para esses clientes.

Desse modo, a empresa se torna mais competitiva. Com um olhar atento para o mercado em geral, e não apenas para seus concorrentes, a gestão de marketing traça estratégias para se desenvolver, fortalecer sua marca, criar diferenciação e conquistar um lugar de destaque.

Em ambientes cada vez mais competitivos, a gestão de marketing é crucial para o sucesso da empresa.

Como colocar em prática na sua empresa

Atividades operacionais de marketing, como definição de preços, criação de campanhas e distribuição de produtos, são importantes, mas não fazem sentido sem uma estratégia coerente que oriente essas ações.

Atualmente, há muito debate sobre a importância da gestão estratégica de marketing. Embora essencial, uma estratégia só será efetiva se for implementada de forma eficiente pela empresa.

Nesse sentido, o marketing estratégico e o marketing operacional são os pilares fundamentais que sustentam a gestão de marketing. É indispensável ter ambos, pois sem um deles a gestão não terá sustentação.

A seguir, alguns pontos fundamentais para colocar em prática uma boa gestão de marketing em sua empresa:

Encontre a melhor metodologia

As metodologias de gestão são importantes para guiar as organizações em direção aos seus objetivos, e também podem ser aplicadas na gestão de marketing com o mesmo propósito. Porém, existem diversas metodologias disponíveis para esse fim.

Uma das metodologias mais populares atualmente é o Agile Marketing, que se baseia na adaptação da metodologia ágil para o contexto do marketing. Nessa abordagem, a equipe trabalha com ciclos curtos, planos flexíveis e iterações, em um processo não-linear, colaborativo e sempre centrado no consumidor.

Essa metodologia é especialmente adequada para responder rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores.

Faça a gestão de equipes

Um aspecto fundamental na implementação da gestão de marketing é a gestão da equipe. Os times de marketing são geralmente compostos por profissionais com perfis e habilidades distintos, e quanto mais diversificados forem, maior será a capacidade do marketing da empresa.

Independentemente do tamanho da equipe, é essencial formados times com habilidades complementares e que haja uma coordenação eficaz das atividades. O gestor deve criar um ambiente de trabalho colaborativo e promover a comunicação transparente para fomentar a sinergia e o trabalho em equipe.

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Promover um bom ambiente de trabalho

A gestão de marketing deve se preocupar em fornecer um ambiente de trabalho adequado para a equipe, o que não se limita apenas à autonomia e confiança na gestão dos colaboradores. É necessário também prover equipamentos e ferramentas de qualidade para o desempenho das atividades.

Disponibilização de computadores, softwares de gestão de dados, e-mail marketing, gestão de redes sociais, entre outros, pode aumentar a agilidade, produtividade e motivação da equipe. Além disso, um ambiente de trabalho adequado e bem equipado pode contribuir para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados pela empresa.

Mensure resultados

O objetivo central da gestão de marketing é a obtenção de resultados para o negócio, e para isso, a medição e análise de desempenho é fundamental.

O monitoramento de resultados deve ser realizado em todos os níveis da gestão, desde o micro ao macro. É importante definir objetivos e indicadores de desempenho no momento do planejamento de cada estratégia.

Por exemplo, a equipe pode definir os objetivos e KPIs de uma campanha específica, enquanto o gestor define objetivos e KPIs do marketing em geral.

O gestor deve acompanhar de perto as avaliações em todos os níveis, garantindo que as ações estejam alinhadas com os objetivos do marketing e do negócio. Além dos KPIs de marketing, o gestor também pode adotar indicadores de gestão, como qualidade e produtividade, para controlar todas as atividades e tomar decisões com mais precisão.

Conclusão

Este texto discute a importância da gestão de marketing em uma empresa para que suas atividades sejam estruturadas e contribuam de maneira efetiva para o alcance dos objetivos organizacionais em curto, médio e longo prazo.

Gestor de marketing é aquele responsável por liderar esta área, desenvolver estratégias eficazes, gerenciar equipes e coordenar processos para alcançar os resultados desejados pela empresa.

O marketing estratégico e operacional são os pilares fundamentais que sustentam a gestão de marketing. Para proporcionar isso, o 21LIVE é uma plataforma de gerenciamento de arquivos de marketing útil para indústrias, multinacionais, franquias, trade marketing e agências, e você, gestor de marketing, é convidado a entrar em contato para solicitar uma demonstração.