Como aumentar a visibilidade da sua marca?

Para crescer, uma empresa precisa ser vista. Essa visibilidade é o resultado de um dedicado trabalho de marketing, que une diversos esforços e estratégias em prol da marca. Fundamentalmente, são os gestores e profissionais de marketing que respondem por esse trabalho, fruto de uma construção e, portanto, leva tempo.

Se você chegou até aqui é porque está buscando métodos e formas de conseguir aumentar a visibilidade da marca na empresa que trabalha. O 21LIVE vai te ajudar com isso, compartilhando 9 ações práticas e exclusivas.

Boa leitura!

9 ações para aumentar a visibilidade da sua marca

Fazer um negócio já existente e obter resultados melhores em marketing é um verdadeiro desafio. Isso porque negócios do gênero já contam com uma história e um impacto muito bem definido no mercado. Somente ações muito específicas são capazes de mudar o modo como esse impacto é percebido pelos potenciais clientes.

Mas é justamente para isso que o marketing existe. Ele consegue identificar o estado atual da empresa, traçando linhas de ação para promover uma atuação mais satisfatória e com resultados.

Confira, a seguir, algumas sugestões de ações que aumentam a visibilidade da marca:

Trabalhe com SEO

A primeira dica diz respeito ao trabalho com SEO. O SEO refere-se a estratégias de otimização para os mecanismos de busca, ou seja, a preparação do site para atrair um tráfego qualificado advindo dos motores de busca.

Entre as estratégias mais efetivas de SEO, destaca-se o blog, ou seja, a produção de conteúdo otimizada, que responde dúvidas do cliente e o conduz a entrar no funil de marketing.

Apesar do blog ser fundamental para o SEO, otimizações devem ser feitas estruturalmente em todo o site, de modo a garantir que haja um bom ranqueamento.

Conheça seu público

Esta dica é um pouco mais teórica, mas tem impactos práticos profundos. Trata-se da necessidade de conhecer o público. Esse conhecimento deve ocorrer, por exemplo, por pesquisas de mercado, mas também a partir da proximidade e contato real.

Os dados e insights das redes sociais e ferramentas de análise também representam uma importante fonte de informações. Mas, o que fazer com essas informações?

Ora, o conhecimento do público deve servir para orientar a produção de conteúdo, bem como a identidade visual, a configuração do produto e toda a linguagem comunicacional.

Seja criativo nas redes sociais

As redes sociais entram mais uma vez em cena, desta vez para ajudar a aumentar a visibilidade da marca. Através do contato diário e cotidiano entre empresa e público, é possível experimentar uma crescente nessa visibilidade.

O trabalho nas redes sociais, no entanto, não deve ser feito de qualquer forma, pelo contrário, é fundamental que a criatividade e a exploração dinâmica de formatos sejam utilizados.

Nada de utilizar apenas aquele formato tradicional de feed com imagem estática e legenda. É preciso mais do que isso. A criatividade precisa entrar em jogo.

Conte com influenciadores

E se a sua marca ainda não tem uma visibilidade relevante no seu mercado de atuação, uma boa estratégia é evocar aquelas pessoas que têm uma certa relevância. Trata-se dos influenciadores, que contam com um público aquecido ao qual sua empresa pode ser exposta para angariar parte da credibilidade gozada pelo influenciador.

Existem agências especializadas na realização da intermediação entre empresas e influenciadores. Contar com elas é fundamental porque existem questões legais e jurídicas que não podem ser ignoradas.

Mensure e otimize tudo

Para aumentar a visibilidade da marca é preciso contar com os dados. Em um primeiro momento pode parecer não haver nenhuma conexão lógica entre as duas coisas, mas há sim uma ligação.

Os dados são fundamentais para identificar como a empresa está no momento, bem como apontar caminhos para melhorias e otimizações. Todo esse potencial pode e deve ser utilizado em benefício da visibilidade da marca.

Se há, por exemplo, páginas que demoram a carregar ou conteúdos com uma taxa de rejeição muita alta, há um impacto na visibilidade, já que a experiência negativa prejudica o modo como a marca é percebida.

Dispare campanhas de e-mails

O poder da marca é ainda mais expandido quando são utilizadas campanhas de e-mails. Essas campanhas ajudam a manter a marca na lembrança do público, evitando esquecimento e dispersões.

O e-mail marketing está muito longe de morrer. Ainda hoje, negócios com forte atuação online têm no e-mail uma de suas principais fontes de conversão. O e-mail ainda sobrevive e tem uma força inigualável.

No que diz respeito à visibilidade de marca, esse meio consegue garantir a manutenção do relacionamento entre marca e público.

Capacite sua equipe de atendimento

Todos os pontos de contato entre público e empresa influenciam na visibilidade. Quando a experiência é negativa em algum contato, isso é projetado sobre toda a marca e pode comprometer diretamente como a visibilidade é percebida.

Uma equipe de atendimento que não consegue realizar atendimentos com excelência representa um risco, nesse sentido. As empresas precisam dedicar recursos financeiros e tempo para capacitar os atendentes.

Invista em anúncios pagos

Uma das formas mais rápidas de conseguir aumentar a visibilidade é através dos anúncios pagos. Ao contrário de outros métodos, que exigem tempo, paciência e construção, os anúncios pagos são imediatos. Basta que se realize o investimento, em poucas horas as campanhas estão aprovadas e no ar, gerando tráfego ou leads, a depender do objetivo.

É importante, no entanto, que os anúncios sejam desenvolvidos com visão estratégica, e cada elemento, a começar pelos criativos, sejam cuidadosamente pensados para garantir o sucesso das campanhas.

Tenha uma identidade visual uniforme e inesquecível

Por fim, é fundamental que as empresas contem com uma identidade visual adequada. Essa identidade deve ser forte e alinhada à identidade da empresa. Um fator fundamental é fazer com que a identidade seja uniforme em todas as peças e unidades da empresa. Isso só é possível através de um brandcenter.

Um brandcenter é uma das ferramentas mais fundamentais para o conhecimento da marca. Isso porque este tipo de plataforma consegue garantir que a identidade visual seja respeitada em todas as peças, além de facilitar o contato entre a empresa e a agência.

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