5 ações de marketing para distribuidores

Contar com distribuidores em sua rede é um desafio para o marketing das empresas. Afinal, neste modelo de negócio, muitos dos resultados dependem de como os distribuidores divulgam e promovem os produtos.

Por isso, diferentemente de como é realizado em outros tipos de negócio, é também responsabilidade do marketing promover ações para que os distribuidores sejam um apoio para gerar resultados comerciais mais satisfatórios.

O 21LIVE vai ajudar você que é analista ou gestor de marketing a, por meio deste texto, enxergar oportunidades de ações para desenvolver junto a distribuidores. Além de compreender os principais conceitos que envolvem o marketing para distribuidores, ainda daremos exemplos práticos de ações.

Boa leitura!

Marketing para distribuidores: como fazer?

Desenvolver um marketing com foco na rede de distribuidores é determinante para a sobrevivência de negócios cujo modelo depende dos distribuidores.

Para fazer um marketing nesse sentido, portanto, é preciso ter um conhecimento muito profundo do próprio negócio, sempre destacando os diferenciais competitivos na comparação da empresa com a concorrência.

Outro elemento muito importante está na fidelização dos clientes. Devem ser executados, portanto, programas e soluções que consigam estimular a fidelização dos clientes no ponto de venda.

Por fim, destacamos a necessidade de investir no fortalecimento e na lembrança da marca. Ter uma identidade visual impactante e conforme a identidade da empresa são as grandes necessidades nesse sentido.

5 ações de marketing para distribuidores

As ações de marketing devem focar em três coisas: a primeira, em estimular o distribuidor a colaborar com uma divulgação mais profunda do produto ou da marca. Para fazê-lo, é necessário construir um relacionamento entre marca e distribuidor.

Em segundo lugar, as ações de marketing precisam considerar o público do distribuidor e, portanto, produzir materiais e comunicações que consigam dialogar com o público final.

Por fim, as ações de marketing devem focar também no fortalecimento e lembrança de marca. A empresa precisa, através de suas comunicações, criar um ambiente favorável para uma sobrevivência a longo prazo e independente do distribuidor.

Portanto, os três pilares do marketing para distribuidores são: relacionamento, público final e lembrança de marca.

Diante de tudo isso, confira algumas das ações de marketing para distribuidores que sua empresa poderá executar:

1. Enviar uma newsletter periódica para a rede

Considerando o pilar do relacionamento entre marca e distribuidor, uma ferramenta interessantíssima nesse sentido é o envio periódico de uma newsletter para a rede de distribuidores.

Nessa newsletter podem ser explorados diversos aspectos do relacionamento, como oportunidades comerciais, promoções, avisos, bonificações, etc.

O mais importante é que essa newsletter seja constante e, por isso, uma periodicidade deve ser definida.

Nossa sugestão é que essa periodicidade seja mensal, mas muitas empresas também enviam newsletters semanais, bimestrais e até semestrais. Para conseguir enviar o conteúdo, existem diversas ferramentas de disparo de e-mails disponíveis no mercado.

2. Contar com um brandcenter

A segunda indicação de ação de marketing para distribuidores consegue servir aos três pilares citados acima. Trata-se da implantação de um brandcenter, que consiste em um software de gestão de ativos digitais que consegue reunir, em um só lugar, todos os materiais da marca, facilitando o acesso por parte dos distribuidores.

Um brandcenter é útil para estabelecer um relacionamento, já que ao disponibilizar esse tipo de ferramenta a marca está dando uma mensagem de proximidade clara para o distribuidor.

Ao mesmo tempo, também diz respeito à comunicação com o público final, já que os materiais disponibilizados servirão para esse fim.

E, por fim, também auxilia na lembrança da marca, já que a disponibilização de materiais de comunicação com a identidade visual da empresa garantirá uma comunicação constante e conforme à identidade corporativa.

3. Realizar lives periódicas

E ainda explorando o pilar do relacionamento, uma dica bem interessante é a realização de lives periódicas. Essas lives cumprirão um papel muito semelhante ao da newsletter, mas agora com toda a força e o poder do vídeo.

Vídeos engajam e envolvem mais que qualquer outro formato. Por isso, informações como oportunidades comerciais, promoções, avisos e bonificações poderão ser comunicadas com uma eficiência muito maior.

Também é importante definir uma periodicidade específica para essa live, que pode ser mensal ou até semanal. Abrir espaços para interações também é bem interessante.

No entanto, atenção: para que os distribuidores participem da live, é importante contar com estímulos suficientemente fortes para atraí-los.

4. Disponibilizar um kit distribuidor

A nossa quarta sugestão de ação está relacionada com o uso do brandcenter, já que através dessa ferramenta será possível disponibilizar um kit de comunicação para o distribuidor, com materiais úteis à sua comunicação.

Neste material pode haver, por exemplo, artes para mídias sociais, banners, materiais de PDV e muito mais. A ideia é conseguir disponibilizar o maior número possível de artes que façam sentido ao uso do distribuidor.

Esses materiais devem ter um foco central na promoção dos produtos.

5. Utilizar a verba cooperada para estimular ações

Por fim, uma estratégia que faz muito sentido é o uso da verba cooperada, que consiste justamente na disponibilização de verba para que distribuidores utilizem na promoção de produtos ou em campanhas de marketing.

Essa disponibilização pode ocorrer de três formas: a primeira é através da bonificação em dinheiro, enviada para o distribuidor após comprovação da ação de alguma ação de marketing.

A segunda forma é por meio da antecipação da bonificação, em que o dinheiro é enviado antes das campanhas acontecerem, e o distribuidor precisa comprovar o uso após determinado período.

Por fim, a verba cooperada também pode ser disponibilizada através da bonificação em produtos, o que dará ao distribuidor a chance de recuperar o dinheiro investido por meio dos produtos que recebeu sem custo.

Como ter mais resultados com marketing para distribuidores?

Para ter mais resultados com marketing para distribuidores, portanto, é preciso contar com ajuda. Além de softwares de disparo de e-mail, você precisará de um software que consiga:

  • ter um espaço para disponibilizar conteúdos (inclusive a live);
  • reunir os materiais de marca (cumprindo a função de brandcenter);
  • disponibilizar os kits distribuidor;
  • controlar a verba cooperada.

Parece haver muita função nessa descrição, não é mesmo? Mas existe um software que consegue fazer tudo isso e muito mais! Trata-se do 21LIVE, um software perfeito para gestão de marca e marketing. Acesse o site oficial e saiba mais.