Padronize as redes sociais da sua franquia ou rede

Gerenciar a comunicação de redes e franquias é uma tarefa bastante complexa, sobretudo porque as particularidades locais e a necessidade de desenvolver uma comunicação que converse com o público particular de cada unidade, acabam por se impor a qualquer guideline, por exemplo.

Esse problema é ainda mais potencializado quando falamos de redes sociais. Essas redes, por natureza, exigem comunicações rápidas, o que excluí a possibilidade de solicitar arte por parte para a central da rede ou, então, de aprovar as artes produzidas.

Diante desse cenário, podemos questionar: como padronizar as redes sociais de franquias e redes podem ser feitas? É o que abordarmos neste artigo.

Boa leitura!

Por que é importante padronizar as redes sociais?

Será que realmente é necessário ter redes sociais parecidas entre as unidades das redes? O melhor caminho não seria justamente deixar que cada unidade cuide da sua comunicação, executando aquilo que for melhor a cada realidade?

Para responder isso é preciso recorrer às bases do marketing e da comunicação. A exposição da marca está associada ao quanto a mesma é lembrada na mente do consumidor.

Essa lembrança é essencial para que, quando o cliente estiver a procura do produto ou serviço, ele possa recordar-se da marca.

A identidade visual é essencial para que esse processo aconteça com sucesso. Quando não há uniformidade, as chances de haver uma lembrança de marca são drasticamente reduzidas.

Mas, além disso, podemos destacar as seguintes razões para padronização das redes sociais no marketing de franquias:

Aumento de engajamento

Uma marca padronizada é sinal de engajamento maior nas redes sociais. Isso acontece porque há um comportamento muito típico do usuário de rede social, que é justamente engajar com um conteúdo não tanto pelo material em si, mas devido ao autor da publicação.

Usuários do Instagram costumam, por exemplo, curtir uma publicação de determinadas figuras ou pessoas, para só depois começarem a ler.

Nesse sentido, a identidade visual é muito importante, porque vai garantir ao seu cliente a possibilidade de reconhecer sua marca quando uma nova publicação aparecer no feed, mesmo que quem publique sejam as unidades.

Resultados no PDV

A padronização das redes sociais também reflete diretamente nos resultados no PDV, ou seja, nos resultados em venda. Isso acontece porque as redes sociais conseguem influenciar diretamente nos resultados comerciais de uma empresa.

Somado a isso, a identidade visual também gera impactos extremamente poderosos nos resultados, pois, como citamos acima, a lembrança de marca é influenciada.

Melhora no posicionamento da marca

Por fim, como último destaque da importância da identidade visual, podemos destacar a melhora no posicionamento da marca, ou seja, o modo como a padronização das redes sociais influencia em como a marca é percebida pelas pessoas.

O posicionamento da marca está associado a maneira como as pessoas percebem uma empresa. Se perguntássemos, por exemplo, qual o melhor refrigerante, na sua opinião, a sua resposta determinaria qual marca ocupa o melhor posicionamento em sua mente.

Com uma padronização nas redes sociais, as chances do posicionamento da marca melhorar exponencialmente são grandes.

Problemas que não padronizar as redes sociais pode gerar

Enquanto a padronização nas redes sociais gera uma série de benefícios, já explorados acima, o contrário também é verdadeiro: quando uma rede ou franquia não adota uma uniformização no discurso escrito e visual no ambiente digital, os reflexos negativos são sentidos pela empresa.

Confira, a seguir, alguns desses problemas:

Diminuição das vendas

As vendas são as primeiras vítimas da falta de padronização das redes sociais. Isso acontece sobretudo porque, quando não há uma uniformidade na comunicação, as pessoas não conseguem gerar uma imagem positiva da marca em suas mentes.

Naturalmente, se essa imagem positiva é impedida de nascer, as vendas tendem a diminuir diretamente.

Lembrança de marca reduzida

Já exploramos em outros tópicos o conceito e a importância da lembrança de marca. Ora, quando não há uma padronização da comunicação, é natural que essa lembrança seja diminuída.

O contrário de lembrança é justamente o esquecimento. Ao deixar sua marca despadronizada, você está empurrando a empresa para o esquecimento.

Como padronizar as redes sociais da franquia ou rede

Com tudo o que dissemos até aqui ficou evidente não apenas a importância de buscar a padronização para redes e franquias nas redes sociais, mas também os malefícios em ignorar esse pilar tão importante da comunicação.

Mas, como fazer isso, na prática? Separamos algumas dicas a seguir:

Criar identidade visual

O primeiro passo é criar uma identidade visual apropriada para a marca. Nesse sentido, o trabalho de agências, designers e profissionais de publicidade pode ser muito útil.

Essa identidade deve conseguir comunicar toda a identidade da empresa e, por isso, os valores já precisam estar bem estabelecidos.

Ao considerar redes e franquias, a identidade visual precisa ser eficiente ao ponto de poder ser replicada em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Comunicar toda rede sobre a identidade visual

Com a identidade visual criada, o próximo passo é justamente fazer com que toda a rede ou franquia tenha acesso à identidade visual.

Esse acesso pode se dar através de um evento, que reúna todos os membros da rede. Neste evento, é recomendado haver não apenas a apresentação da identidade, mas também uma conscientização sobre a importância de todos adotarem uma única linguagem visual.

Além disso, também é recomendável fornecer ferramentas para facilitar a implantação da nova identidade, inclusive com verba cooperada para campanhas de marketing.

Prever a questão da padronização contratualmente

A identidade visual e a padronização das redes sociais precisam ser previstas contratualmente. Para redes e franquias, a marca é o principal e mais importante ativo, e deve ser protegida das ameaças de pessoas que acabam por desprezá-la.

Consulte, portanto, o seu jurídico, e veja como é possível amarrar as pontas soltas para evitar problemas nesse sentido.

Utilizar um software ou um brandcenter

Para conseguir auxiliar redes e franquias na padronização da identidade visual nas redes sociais, um software de gestão de marca ou um brandcenter são excelentes opções.

Por meios desses softwares, a rede poderá acessar o guia de uso da marca, bem como imagens de exemplos da aplicação da identidade visual.

No caso do 21LIVE, as funções são ainda melhores, já que os fraqueados e lojas da rede poderão personalizar modelos prontos, simplesmente baixando-os para uso ou, então, solicitando novas peças para a central.

Quer conhecer mais sobre o 21LIVE? Acesse o site oficial do software de gestão de marca mais eficiente para redes e franquias.

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