O poder da marca como ferramenta de marketing
Marketing é sobre conexão e lembrança. Isso significa que um marketing é sempre mais efetivo na medida que em consegue se conectar com as pessoas e fixar-se na lembrança dos consumidores. A marca existe justamente para isso, para possibilitar esse duplo efeito do marketing.
Não precisamos ir muito longe para verificarmos isso, na prática. Basta que solicitemos, por exemplo, para uma pessoa pensar em seu fast-food preferido. Você mesmo pode fazer esse exercício agora mesmo.
A marca que vem à cabeça imediatamente diz respeito àquela que conseguiu criar essa conexão e fixar uma lembrança mais profunda na mente de quem pensa nela. Somente um trabalho intensivo e dedicado com a marca pode fazer isso.
Como ferramenta de marketing, a marca é imbatível! É por isso que erram aquelas empresas que focam exclusivamente em resultados de vendas sem uma preocupação a longo prazo.
Neste artigo, saberemos mais sobre a marca, sua importância, como mensurar e, principalmente, como utilizá-la como ferramenta de marketing.
Boa leitura!
O que é marca?
A marca é a identidade da empresa. Isso inclui, por exemplo, os atributos visuais, mas não só isso. O nome, a linguagem, as cores, o envolvimento social, a postura diante dos desafios, os posicionamentos diante das pautas contemporâneas… tudo isso é marca.
No marketing há uma métrica que se dedica a mensurar o poder da marca. Trata-se do conhecimento da marca, cuja função é traduzir o nível de proximidade e lembrança que os consumidores têm com uma empresa.
Quando a marca é facilmente lembrada pelo público, é sinal de que o conhecimento da marca é elevado. Em contrapartida, quando não há essa lembrança, é sinal de que o marketing tem muito trabalho pela frente.
A partir do momento que o nível de conhecimento da marca é descoberto, será possível direcionar ações para que os consumidores que ainda não pensam imediatamente na empresa possam fazê-lo no futuro.
Por que usar a marca como ferramenta de marketing?
O esforço por construir uma marca forte garante a sobrevivência sustentável da empresa. Sem uma taxa elevada dessa métrica, as vendas de uma organização estão condicionadas a ações promocionais, ou seja, a empresa só vende quando há esforço comercial e de marketing.
Acontece que esse esforço envolve investimentos. Com isso, o custo de aquisição de clientes passa a ser elevado. Ao contrário, quando o conhecimento da marca cresce, as pessoas comprarão com uma facilidade maior, sem a necessidade de grandes esforços.
Portanto, além de tudo, o conhecimento da marca também gera uma diminuição no custo de aquisição por cliente.
Como medir o poder da marca?
A melhor forma de medir o poder da marca é através das pesquisas de mercado, que identifica qual frequência a marca é lembrada.
Essa pesquisa pode ser feita pela internet, mas os resultados, neste caso, não são tão confiáveis. O recomendado mesmo é fazê-la através de institutos profissionais, com metodologia reconhecida e confiável.
Desse modo, na vida real, será possível mensurar o poder da marca, ou seja, o quanto os consumidores pensam e lembram da empresa.
Em um outro artigo aqui em nosso blog, trouxemos alguns exemplos de perguntas a serem realizadas. A seguir relembramos esses exemplos:
- Qual é seu nível de familiaridade com [mercado da empresa]?
- Extremamente familiarizado
- Muito familiarizado
- Relativamente familiarizado
- Ligeiramente familiarizado
- Nem um pouco familiarizado
- Quando você pensa em [mercado da empresa], quais marcas vêm à sua cabeça?
- Você já ouviu falar na marca [nome da empresa]?
- Qual é seu nível de familiaridade com a [nome da empresa]?
- Quais destas marcas de [mercado da empresa] você conhece?
- Quais destas marcas de [mercado da empresa] você já comprou?
- Quais destas marcas de [mercado da empresa] tem em casa no momento?
Como aumentar o poder da marca?
Anúncios de lembrança de marca
A primeira estratégia é o investimento em anúncios. Através dos anúncios é possível alcançar pessoas que ainda não conhecem sua marca, bem como aquelas que, embora conheçam, não a tem como lembrança imediata.
Identidade visual
O fator visual é fundamental para garantir que o consumidor consiga lembrar da marca. Por isso, consistência é o mínimo que se espera quanto o assunto é identidade visual.
Redes sociais ativas, engajadas e humanizadas
Ser ativo nas redes sociais também é uma excelente maneira de fazer crescer o poder da marca. A exposição diária a posts e stories da sua empresa facilitará a fixação na mente do consumidor.
Use um brandcenter para gerenciar a marca
Um brandcenter é uma das ferramentas mais fundamentais para manutenção do poder da marca. Isso porque este tipo de plataforma consegue garantir que a identidade visual seja respeitada em todas as peças, além de facilitar o contato entre a empresa e a agência.
Conclusão
Neste artigo, você pôde compreender a marca enquanto ferramenta de marketing. Em primeiro lugar, definimos marca como a identidade da empresa, incluindo atributos visuais, nome, a linguagem, as cores, o envolvimento social, a postura diante dos desafios, os posicionamentos diante das pautas contemporâneas…
Uma marca poderosa garante a sobrevivência sustentável da empresa. Para mensurar o quão forte é uma marca, a melhor estratégia são as pesquisas de marca. Além disso, para conseguir aumentar o poder da marca, destacamos quatro estratégias fundamentais:
- anúncios;
- identidade visual;
- redes sociais ativas;
- uso do brandcenter.
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