Por que a sua marca precisa de um brandcenter?

As dificuldades associadas à gestão de marca experimentadas pelas empresas são muito diversas.

Não é incomum, por exemplo, que grandes redes não consigam distribuir seu pacote de identidade visual, fazendo com que unidades específicas utilizem versões desatualizadas a comunicação ou criem uma identidade visual local própria.

Isso é muito negativo para a marca! Buscar uma uniformidade na comunicação é um dos pilares principais de uma campanha de branding e lembrança de marca.

É por isso que o brandcenter é tão importante. Por meio dele, as marcas conseguem distribuir ativos de marketing sem complicações.

E este é o assunto deste artigo. Fique conosco até o final e descubra tudo sobre um brandcenter.

O que é brandcenter?

Um brandcenter é uma central da marca, traduzindo literalmente do inglês. Resumidamente, consiste em um recurso utilizado por setores de marketing para reunir diversos recursos importantes de identidade visual, garantindo que todos os interessados recebam os materiais de forma facilitada.

O brandcenter é geralmente hospedado online, garantindo que todos os materiais sejam atualizados em tempo real, em caso de necessidade.

Não obstante tudo isso, alguns brandcenters mais modernos permitem a solicitação de peças e materiais de marketing para ações e necessidades específicas.

Vantagens do brandcenter

Um brandcenter, nesse sentido, é essencial para garantir que os ativos de marketing sejam corretamente distribuídos e, principalmente, corretamente recebidos pelos interessados.

Diferentemente de um Google Drive ou One Drive, que apenas permite o upload, compartilhamento e download das peças, um brandcenter também dá a gestão da marca a possibilidade de controlar quem tem ou não acesso aos arquivos, bem como de monitorar quem tem acessado ou não os materiais.

Além disso, podemos destacar as seguintes vantagens:

Fácil distribuição de ativos de marketing

Os ativos de marketing precisam chegar com a maior facilidade possível nas unidades mais remotas de uma rede ou franquia, por exemplo.

Realizar essa distribuição é um desafio. É muito frequente ouvir relatos de gerentes de marketing que não conseguem fazer com que todos os interessados recebam em tempo hábil as artes e outros materiais.

Com o brandcenter isso muda. Em um espaço online, toda a rede poderá logar, receber e baixar os materiais com uma facilidade incrível.

Padronização de identidade visual

Um erro comum que acontece em empresas e organizações maiores é a falta de padronização da identidade visual.

Empresas com muitas unidades sofrem com a despadronização, e isso é muito negativo para a lembrança da marca.

Quando falamos em branding, a identidade visual é um fator preponderante para que as marcas não sejam esquecidas, afinal, a mente do cliente é estimulada sempre que ele é colocado diante de um padrão de cores, um logotipo, uma frase…

Despadronizar isso é atrapalhar o processo de recordação da marca.

Organização de ativos

Os setores de marketing às vezes são muito criativos, mas bem pouco organizados. Um brandcenter permite organizar os ativos de marketing em pastas, controlando inclusive os níveis de acesso de cada usuário cadastrado.

Chega de movimentar um setor inteiro para encontrar um arquivo em específico, ou então de passar por apuros devido a um documento vazado que não deveria chegar a certos colaboradores.

O brandcenter organiza tudo isso, dando mais tranquilidade para que o marketing se dedique à estratégia e à criatividade.

Atualização de identidade visual facilitada

Se acessar um arquivo em específico às vezes representa um problema em certas empresas, quanto mais não daria a atualização de uma identidade visual.

Essa atualização pode acontecer a cada 5 ou 10 anos, ou então em ocasiões especiais, como aniversário da empresa, uma copa do mundo ou um mês temático. Grandes redes ou empresas terão dificuldade de disseminar essa atualização nas unidades.

Com o brandcenter, essa dificuldade acaba, porque todos poderão acessar imediatamente a partir do momento que o material for disponibilizado.

Facilita o contato entre empresa e agência

Empresas que contam com agências como parceiras na comunicação terão uma ajuda extra com brandcenter, isso porque, por meio do brandcenter, é possível controlar as solicitações, aprovações e disponibilização dos materiais.

Tipos de empresas que precisam de um brandcenter

Como vimos, um brandcenter é extremamente útil e benéfico para as empresas, sobretudo para apoiar setores de marketing na manutenção da identidade visual padronizada. Mas, antes de encerrarmos nosso artigo, vale a pena passarmos pelos principais tipos de empresas beneficiadas por um brandcenter:

Franquias

Em primeiro lugar, as franquias são beneficiadas pelo brandcenter. Isso acontece porque o próprio modelo de negócio deste tipo de empresa exige o uso de brandcenter.

Na franquia, uma marca principal cede o direito de uso da marca para um investidor, também chamado franqueado.

É preciso garantir que o que será entregue na ponta para o cliente final seja realmente algo que esteja no nível exigido pela marca principal.

Isso diz respeito também ao produto, mas sobretudo à marca e identidade visual. E o bandcenter é um modo de garantir isso.

Um brandcenter também é importante para realizar a gestão de verba cooperada.

Redes

No caso de redes o desafio é muito semelhante. Embora nesse modelo de negócio exista uma uniformização maior, é natural que, sobretudo em grandes redes, o governo seja descentralizado com o objetivo de otimizar as ações.

E é nessa descentralização que algumas decisões podem ser tomadas e prejudicar a padronização da identidade visual. Contar com um brandcenter é evitar que algo do tipo aconteça.

Indústrias

Indústrias também precisam de um brandcenter. Geralmente, esse tipo de empresa conta com diversas plantas, o que por si só já consiste em um risco para que a identidade visual seja despadronizada.

Mas, além disso, os diversos setores acabam tendo que produzir materiais que, por vezes, são feitos sem uma identidade visual consistente. É o caso, por exemplo, de empresas que contam com uma comunicação interna desenvolvida pelo RH.

Devido à falta de conhecimento sobre identidade visual, os recursos humanos não cobram da agência parceira o seguimento fiel da identidade estabelecida pelo marketing.

Com um brandcenter, esse problema acaba.

Multinacionais

Por fim, destacamos as multinacionais. Esse tipo de empresa também precisa de um brandcenter, sobretudo no que diz respeito à comunicação com as agências parceiras.

Através de um bom brandcenter, as peças serão solicitadas, aprovadas e distribuídas para os interessados, diminuindo ruídos de comunicação.

Conclusão

Já pensou em um software onde é possível distribuir ativos de marketing para toda a rede de franqueados, disponibilizar arquivos para personalização, ter um canal para solicitações de peças de marketing e, ainda, fazer o gerenciamento de verba cooperada?

Parece utopia, mas esse software existe: o 21LIVE é o sistema ideal para franquias, redes e distribuidores. Entre em contato conosco e saiba mais.

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