Como Distribuir A Verba De Marketing Na Sua Rede
Gerenciar o marketing de uma rede é um verdadeiro desafio, afinal, garantir bons resultados em todas as localidades e frentes não é uma das tarefas mais fáceis de serem executadas.
Campanhas nacionais apresentam geralmente resultados baixos, e os especialistas de marketing concordam que investimentos locais atraem muito mais resultados para a rede como um todo.
Nesse sentido, distribuir a verba de marketing para a rede surge como uma opção viável para crescimento do retorno sobre investimento.
Mas como acompanhar essa distribuição? Como ter certeza de que o valor destinado está sendo corretamente utilizado? Falaremos disso e muito mais neste artigo.
Boa leitura!
Por que distribuir verba de marketing para a rede?
Distribuir verba de marketing (verba cooperada) é um modo de garantir que a rede realize investimentos locais em marketing. Isso é fundamental, pois é do resultado local que os números globais são formados.
Geralmente, ao distribuir verba de marketing para a rede, os gestores fazem antes da realização de novas campanhas. Há casos, no entanto, em que a rede apenas reembolsa valores investidos em algum tipo de ação.
Especialmente no primeiro cenário, uma grande dificuldade das redes é mensurar e identificar se a verba destinada está sendo usada da melhor maneira. Mas, “por que passar por essa dor de cabeça?”, diriam os críticos dessa distribuição.
Realmente, em um primeiro momento parece injustificável a realização de campanhas locais. Será que ações nacionais não surtiriam mais efeito? A resposta, infelizmente, é não.
As campanhas locais conseguem reverter resultados superiores, porque há uma otimização do investimento e, principalmente, uma possibilidade de aplicação do dinheiro em ações muito mais assertivas, dado o conhecimento que as unidades têm da realidade local.
Conheça, a seguir, alguns dos benefícios da distribuição de verba para a rede:
Mais resultados localmente
Empresas com experiência com o marketing digital sabem: quando há uma segmentação local mais específica em anúncios online, os resultados tendem a ser melhores.
Esse movimento revela uma das verdades mais fundamentais do marketing: investimentos locais e comunicações nichadas e segmentadas apresentam resultados muito superiores a comunicações generalistas.
No caso de redes, as unidades contam com um conhecimento muito mais profundo da cultura local, dos hábitos de consumo de mídias e da linguagem utilizada. Tudo isso pode ser aproveitado na promoção de campanhas de marketing mais eficientes, o que justifica a destinação de verba.
Investimentos de marketing otimizados
Dividir para conquistar. Embora essa frase tenha sido aplicada em contextos muito diferentes ao nosso assunto central, aqui, esse ditado ganha um significado particular.
Isso porque, ao dividir a verba por praças e localidades, a marca evita uma comunicação massiva, que é demasiadamente cara e apresenta resultados não tão satisfatórios.
Além disso, essa distribuição diminui o impacto de potenciais erros que poderiam comprometer todo o investimento, já que a verba não estará concentrada em uma única ação, mas pulverizada em diversas.
Os resultados positivos, diante de investimentos de marketing distribuídos para a rede, virão como consequência.
Maior Retorno Sobre Investimento
O Retorno Sobre Investimento é uma das principais métricas do marketing. Infelizmente, muitas ações apresentam números de ROI negativos ou muito baixos. Com isso, a gestão da empresa se sente desestimulada a fazer novos investimentos em marketing.
Ao distribuir a verba de marketing pela rede, o resultado é justamente o oposto: o ROI cresce, fazendo com que a gestão tenha cada vez maior interesse em investir em marketing.
Isso tudo acontece porque os resultados locais são muito melhores, impactando na realidade financeira da empresa.
Como distribuir verba de marketing para a rede?
Embora a distribuição da verba de marketing seja muito vantajosa, é preciso fazer esse processo com muita atenção. Afinal, caso o dinheiro seja destinado sem a devida preocupação e criteriosidade, a gestão irá cobrar, e com razão.
O maior cuidado que deve ser tomado é a garantia de que todos os envolvidos tenham claro seu papel, especialmente as unidades da rede, que devem saber o que precisa ser feito com o dinheiro.
Estrategicamente, o marketing precisa criar um plano que englobe a rede, dando diretrizes dos modos como a verba pode ser usada.
Como saber se a verba de marketing está sendo utilizada?
No plano de marketing, é fundamental que esteja clara a destinação da verba distribuída. Além disso, é preocupação do gestor determinar o modo como esse investimento será mensurado e validado.
Nesse sentido, um software pode ser muito útil. O 21LIVE consegue controlar, distribuir e mensurar a verba de marketing para a rede. Através de uma tela intuitiva, a plataforma divide a verba disponível por campanha ou ação, controlando a quantia disponível para uso, pendente de aprovação, pendente de comprovação e, por fim, a verba comprovada.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre distribuição de verba de marketing, os benefícios e como fazer tudo isso de forma bem prática. Gostou do nosso conteúdo? Continue a navegar em nosso blog e confira outros conteúdos preparados para você.