Gestão de trade marketing: como um Brand Center facilita
As estratégias de marketing utilizadas por gestores são as mais diversas. Em um pequeno relance, é possível listar algumas como a atuação no digital, anúncios offline, parcerias com influenciadores, descontos, etc. Mas uma estratégia deixada de lado por muitas empresas é responsável pelos melhores resultados, trata-se do trade marketing.
Esse processo é comum a alguns setores, como o industrial, e representa uma importante fonte de geração de receita, já que as vendas são diretamente influenciadas pelas ações de trade.
Neste artigo, falaremos sobre a gestão de trade marketing, entendendo melhor o que é, como melhorar essa gestão e, por fim, como um brand center ajuda nisso tudo. Está preparado? Então vamos nessa.
Boa leitura!
Importância da gestão de trade marketing para as empresas
A importância da gestão de trade marketing está relacionada sobretudo à garantia de acesso do consumidor aos produtos disponibilizados através do distribuidor. Essa garantia é fundamental para que as vendas mantenham-se em um nível aceitável e as metas comerciais sejam alcançadas.
Mas, como a relação entre trade marketing e esse acesso do consumidor aos produtos se dá? Para compreender isso, é necessário mergulharmos no conceito de trade marketing.
O trade marketing é utilizado como uma estratégia de aproximação, pois conecta consumidor e marca, garantindo não apenas a disponibilidade dos produtos, mas também que os parceiros da cadeia de distribuição sejam corretamente atendidos.
[Passo a passo] Como melhorar a gestão de trade marketing
A gestão de trade marketing, portanto, impacta triplamente o mercado: o primeiro beneficiado é o consumidor, que pode contar com a disponibilidade do produto. Mas há, ainda, impactos positivos para o fabricante, que garante a chegada dos produtos no cliente final, e também para o distribuidor, que experimenta resultados financeiros positivos.
Mas, como melhorar essa gestão? A partir daqui entraremos em um conteúdo bastante prático, pois mostraremos como sua gestão de trade marketing pode ser otimizada através de cinco passos simples.
Confira:
Acompanhe o sucesso das ações de merchandising
Todo mundo conhece o merchandising. Essa técnica atua no PDV para dar uma maior visibilidade e atrair os holofotes para um determinado produto a ser promocionado, de modo a estimular a decisão de compra de potenciais clientes que frequentam o ponto de venda.
A primeira ação prática da gestão de trade marketing consiste em acompanhar o progresso e os resultados das ações de merchandising. O modo mais efetivo de fazê-lo é no acompanhamento dos números.
Se não há um impacto nas vendas de um produto, há algo de errado com a ação. Esse acompanhamento peri-passo é fundamental.
Treine os promotores de venda
Ter uma equipe qualificada também é fundamental na gestão de trade marketing. Por isso, investir no treinamento dos promotores é uma das ações primordiais de um gestor. Esse treinamento deve ser marcado pelo estímulo ao aumento das vendas, mas também ao entendimento claro e objetivo da cultura da empresa.
Esse último elemento pode passar despercebido, mas é fundamental. Isso porque o promotor é o representante da marca para um certo universo de clientes. Se há desconexão entre os valores do promotor e os valores da empresa, cria-se um ruído perigoso ao processo.
Um terceiro elemento que pode integrar o plano de treinamento é o conhecimento aprofundado dos produtos. Sem isso, o processo de venda fica comprometido.
Dessa forma, esses profissionais agirão e falarão de um modo compatível com a identidade da organização. Fazer somente isso, no entanto, não basta. É obvio que os promotores precisam também conhecer bem os produtos e serviços da marca, pois, somente assim, terão argumentos convincentes.
Faça um benchmarking constante
O benchmarking é uma prática bem comum no marketing, consistindo na realização de análises da concorrência. Essas análises visam identificar os pontos fortes e fracos que as demais empresas apresentam quando o assunto é trade marketing.
Uma boa gestão consegue, através do benchmarking, encontrar insights que podem ser aplicados e adaptados à realidade da empresa.
Acompanhe os dados
Todo o processo de gestão de trade marketing pode ser metrificado. Ao fazer isso, existe uma garantia segura de que as ações implementadas de fato apresentam resultados. Quando não há essa metrificação, os riscos de haver um gasto sem retorno com as ações são grandes.
Além disso, é fundamental definir metas e objetivos que contemplem o curto, médio e longo prazo, sempre com uma rotina de acompanhamento. Para isso, o gestor de trade marketing deve contar com uma equipe qualificada e muito atenta aos dados.
Entre as principais métricas a serem acompanhadas, vale a pena destacar o sell out, que traduz o desempenho do varejista, bem como a ruptura, que revela a ausência de produtos nas gôndolas.
Disponibilize materiais de marketing
Uma última dica para a gestão de trade marketing consiste na disponibilização de materiais de marketing. É fundamental garantir que os distribuidores tenham acesso a um rico acervo de materiais da marca, sobretudo com a possibilidade de personalização.
Quando não há esse acesso, os distribuidores podem arriscar-se a promover ações de marketing por conta própria, mas não seguindo a identidade visual da empresa ou do produto. Com isso, cria-se uma comunicação descaracterizada, o que é um risco para a efetividade dos resultados.
Como um brand center facilita a gestão de trade marketing
Um brand center é fundamental para a gestão de trade marketing, isso porque este tipo de plataforma consegue garantir o acesso uniforme dos distribuidores aos materiais da marca. As soluções mais avançadas, como o 21LIVE, permitem ainda a disponibilização de peças com possibilidade de personalização, para o que distribuidor tenha total flexibilidade de suas ações.
Além disso, existem recursos de power BI que permitem o acompanhamento sério da interação dos distribuidores, facilitando tomadas de decisão e blindando a gestão de eventuais problemas.
É possível destacar, ainda, que os arquivos são organizados em pastas, para evitar perdas e problemas de desorganização. Os materiais ficam salvos na nuvem, sem a necessidade de comprometer servidores internos da empresa.
Conclusão
Neste artigo, falamos sobre a gestão de trade marketing, relacionando a importância de pensar neste assunto à garantia de acesso do consumidor aos produtos disponibilizados através do distribuidor.
Mostramos, ainda, um passo a passo para melhorar a gestão de trade marketing. Relembre os passos:
- Acompanhe o sucesso das ações de merchandising
- Treine os promotores de venda
- Faça um benchmarking constante
- Acompanhe os dados
- Disponibilize materiais de marketing
Por fim, mostramos como um brand center é fundamental para essa gestão. Com base nisso, confira nosso artigo onde mostramos como funciona e o que é um brand center.