Como criar uma experiência de marca inovadora com um Portal da Marca

Um Portal de Marca é um site de compartilhamento de conteúdo, conhecido como portal de marca, é uma plataforma que oferece aos usuários acesso aos ativos mais recentes e de melhor qualidade de uma organização. 

Esses portais geralmente contêm uma grande quantidade de conteúdo de marca, que pode ser pesquisado, visualizado, baixado ou compartilhado por um amplo conjunto de usuários.

Essas plataformas garantem que os usuários internos, parceiros externos e outras partes interessadas tenham acesso aos ativos de marca mais atualizados e versões não obsoletas. 

Elas funcionam como uma solução de gerenciamento de marca para organizações onde os usuários frequentemente acessam e utilizam conteúdo de marca.

Desafios e soluções para compartilhar conteúdo de marketing com terceiros ou internamente

Obter o conteúdo correto nas mãos certas, no momento certo, pode ser um desafio, especialmente quando se trabalha com pessoas fora da organização, como revendedores, agências, filiais e parceiros. 

A acessibilidade ao conteúdo de marketing, como materiais de marca, conteúdo de produtos e materiais de campanha, ainda é um obstáculo para muitas organizações quando se trata de colaborar com terceiros. 

Muitas empresas não possuem um ambiente central para compartilhar conteúdo digital com parceiros, distribuidores, redes de revendedores e terceiros.

Existem várias razões para isso. Se você ainda não está convencido da necessidade de uma Central de Mídias para compartilhar conteúdo digital da sua marca, é importante considerar o impacto nos negócios e reavaliar a visão e os desafios que sua organização enfrenta. 

O mercado está cheio de soluções de compartilhamento de conteúdo online, como plataformas de compartilhamento por e-mail, FTP, WeTransfer e plataformas de armazenamento como Dropbox e Drive.

No entanto, muitas dessas soluções são limitadas em recursos e podem causar problemas para as empresas e o mercado. É essencial ter um processo confiável para garantir a distribuição correta do conteúdo.

Problemas que são resolvidos com um Portal da Marca

Dificuldade em Compartilhar Conteúdo com Parceiros Externos

Certamente você já enfrentou a situação de trabalhar com um parceiro externo que não tinha acesso ao conteúdo, dados ou informações corretas para colaborar eficientemente. Como você pode agilizar seus projetos se não pode compartilhar facilmente mídias digitais?

Necessidade de Conteúdo Visual para Vendas Online

Quando foi a última vez que você comprou um produto em um e-commerce sem uma boa foto representativa? É fundamental ter um volume organizado de fotos de seus produtos. No entanto, devido a diversos canais de distribuição e recepção de mídias, às vezes os produtos ficam sem recursos visuais.

Demora na Busca de Conteúdo que Afeta as Vendas

Filiais, redes de revendedores externos e equipes de vendas internas precisam ter acesso fácil aos conteúdos de marca e projetos realizados para serem ágeis e competitivos em suas vendas. 

A demora na busca de conteúdo significa que as equipes de vendas precisam esperar pela distribuição das imagens do produto para gerar novas vendas. Essa perda de tempo pode prejudicar as vendas.

Preservar a Identidade de Marca

Produzir uma variedade de materiais relacionados à marca é um investimento significativo em termos de tempo e recursos. 

Apresentações, vídeos institucionais, modelos de imagens e fotos corporativas são exemplos de conteúdos essenciais para qualquer empresa moderna. No entanto, é comum que várias áreas, filiais, equipes externas e revendedores acabem produzindo materiais sem seguir a identidade de marca estabelecida.

Garantir a Relevância dos Materiais de Marketing em Uso

Marcas que trabalham com produtos sazonais, por exemplo, precisam criar campanhas específicas para esses produtos. 

Muitas vezes, a equipe de marketing produz uma série de conteúdos para o Produto A e, quando a coleção se esgota, essas mesmas fotos são usadas em outras campanhas que não estão relacionadas, resultando em materiais de marketing inadequados para a campanha em andamento.

Como o Portal da Marca impacta as marcas?

As marcas são diretamente afetadas pela implementação de um Portal da Marca, pois ele garante a distribuição dos ativos de marketing mais importantes para a rede ou colaboradores.

Além disso, os Portais da Marca mais avançados contam com confirmação de visualização, o que permite uma gestão mais eficiente.

Ao contrário das ferramentas tradicionais de gerenciamento de arquivos, como o Google Drive e o One Drive, que permitem apenas o upload e download de peças, o Portal da Marca vai além, proporcionando à gestão da marca formas de monitorar quem acessou ou não os materiais.

Ademais, algumas vantagens do Portal da Marca incluem:

Facilita a distribuição de ativos de marketing

Um desafio comum para o marketing é garantir que os ativos de marketing estejam disponíveis para todas as pessoas interessadas e que precisam ter acesso aos arquivos da empresa.

Frequentemente, profissionais de marketing em cargos de gestão enfrentam dificuldades para garantir a disponibilidade, especialmente quando trabalham remotamente ou quando os arquivos precisam ser enviados para outras unidades de rede e franquias.

O Portal da Marca resolve esse problema, pois disponibiliza, por meio de espaços 100% online, a possibilidade de acessar e baixar os materiais de forma fácil.

Padroniza a identidade visual

Ter uma identidade visual padronizada é essencial para garantir uma lembrança efetiva da marca. Nada é pior, do ponto de vista do marketing, do que ter diferentes unidades utilizando versões distintas da identidade visual.

Padronizar isso é o primeiro passo para uma gestão de marketing eficiente. O Portal da Marca ajuda nessa missão, pois permite a distribuição fácil dos ativos, fornecendo a todos os interessados o acesso necessário aos materiais corretos para suas comunicações.

Organiza os arquivos

No marketing, a criatividade é abundante, mas a organização muitas vezes deixa a desejar. Com um Portal da Marca, os setores de marketing podem promover uma organização mais eficiente dos arquivos relevantes para a comunicação, inclusive controlando quem pode ou não acessar determinados materiais.

Quantas vezes setores inteiros de marketing ficam paralisados para encontrar um arquivo que foi salvo no lugar errado, não é mesmo? O Portal da Marca evita que isso aconteça, pois o processo de organização é padronizado e facilitado.

Com isso, haverá mais tranquilidade no setor, evitando estresse com a organização e liberando mais tempo para estimular a criatividade.

Ajuda a promover atualizações para a rede

Periodicamente, todas as empresas passam por uma mudança na marca e na identidade visual, conhecida como rebranding. Garantir que a nova marca seja adotada por todos os interessados pode ser uma tarefa difícil.

Especialmente para redes e franquias, é comum que algumas unidades não atualizem seus materiais por falta de vontade ou dificuldade de acesso aos materiais. É aí que o Portal da Marca entra em cena, tornando mais fácil a trabalhosa tarefa de promover atualizações na rede.

Sua empresa pode ter um Portal da Marca!

Já pensou em um Portal da Marca onde é possível distribuir ativos de marketing para toda a rede de franqueados, disponibilizar arquivos para personalização, ter um canal para solicitações de peças de marketing e, ainda, fazer o gerenciamento de verba cooperada?

Parece utopia, mas esse software existe: o 21LIVE é o sistema ideal para franquias, redes e distribuidores. Entre em contato conosco e saiba mais.

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